Última Hora

Amapá e Bahia registram 98,5% dos casos de chicungunya no país

Ministro da saúde não descarta surto da doença



 

Levantamento de todas as secretarias estaduais de saúde do Brasil aponta que de 1 de janeiro a 30 de abril deste ano foram confirmados 1.978 casos de chikungunya em 12 estados e o Distrito Federal. Desses, 1.949 ocorreram na Bahia e no Amapá, o que corresponde a 98,5%.

Do total já confirmado, 1.935 são autóctones, ou seja, a transmissão aconteceu dentro do estado ou município. Outros 40 casos são considerados importados (doença foi adquirida fora do estado ou município). Apenas três ocorrências, todas do Amapá, não tiveram sua origem definida. Se somados os dados de 2015 com os números de setembro a dezembro de 2014, o total de infectados salta para 4.987. Desse montante, 4.765 são autóctones.
Dados do Ministério da Saúde apontam um número menor de doentes. Segundo o último balanço da pasta, que contabilizou casos de janeiro até 18 de abril, foram 1.688 confirmações autóctones. Desde setembro, 4.461 ocorrências.

Na última sexta-feira, 8, o ministro da saúde, Arthur Chioro, não descartou um surto da doença no país. “É muito provável que tenha”, explicou ele. Para o pesquisador Ricardo Lourenço, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os casos devem aumentar no Brasil porque a população ainda não desenvolveu anticorpos para combater naturalmente o vírus.

No Amapá há registros de 2.327 infectados por chikungunya desde setembro passado, 895 apenas neste ano – 880 são autóctones, 12 importados e três ainda sem origem determinada.


Deixe seu comentário


Publicidade