Última Hora

Analistas ambientais do IMAP participam do Curso de Ictiologia

De acordo com o gerente de Análises Químicas do Imap, Allan Maciel, o curso de ictiofauna foi uma solicitação da Diretoria de Meio Ambiente do Imap no mês de novembro do ano passado,  aos gestores da empresa UHE Ferreira Gomes durante uma reunião com orgãos públicos do Estado, após a mortandade de peixes ocorrida às margens do Rio Araguari.


Segundo Allan Maciel, o estudo visa capacitar o pessoal técnico para aplicar os conhecimento em vistorias de monitoramento, fiscalização e licenciamento com uma nova visão,  “atentando principalmente para os possíveis impactos ocasionados por empreendimentos que utilizem reservatórios como as hidrelétricas. Além das questões relacionadas a medidas mitigadoras, sejam elas preventivas, corretivas ou compensatórias.” Explicou.
 
Para a gerente do Núcleo de Recursos Hídricos, Cleane Pinheiro, é  importante   entender qual o real impacto que as atividades de uma hidrelétrica causa na ictiofauna existente no rio. “Nós também estamos conhecendo de uma forma mais específica, quais as principais espécies peixes são afetadas e as consequências ao meio ambiente.” Afirmou Cleane. 
 
O curso de Ictiologia está sendo ministrado pelo  Prof. Dr. Ângelo Agostinho, ele foi um dos fundadores do conselho consultivo do Instituto Nacional de Limnologia (Nupélia), é atualmente pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
O Prof. Dr. Ângelo Agostinho do Nupélia também é referência internacional em peixes, pesca, limnologia, manejo e conservação de recursos pesqueiros em reservatório e áreas úmidas. 
 
Diversos  temas estão sendo abordados como: Biologia e ecologia de peixes; Processo de colonização e impactos de reservatórios sobre a ictiofauna; Diagnóstico monitoramento e manejo; Injúrias e mortes de peixes em barragens; A supressão da vegetação a qualidade da agua e peixes; Estocagem de peixes como estratégia de migitação; Sistema de transposição de peixes sob a perspetiva de conservação; Agricultura em reservatório como medida de compensação e Pesca e controle de desembarque pesqueiro. 
 
Técnicos da Universidade Estadual do Amapá  (Ueap), Polícia Técnico Científica (Politec), Batalhão Ambiental, e Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também estão participando do estudo. 
 
A capacitação que acontece no auditório Sema, iniciou nesta terça-feira, 16, e segue até o dia 18. Os participantes receberão o certificado de 20 horas.

Deixe seu comentário


Publicidade