Última Hora

Audiência pública discute violência escolar no bairro Cidade N

Professores, alunos e representantes do estado e município, Legislativo e Executivo, participam de debate na Escola Maria Ivone de Menezes



O elevado índice de violência dentro e no entorno da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, no bairro Cidade Nova I, zona leste de Macapá, levou a direção do educandário e a presidência da Associação de Moradores do bairro a promover Audiência Pública na tarde desta sexta-feira, 12.

Para a audiência foram convidados representantes da área de segurança pública do município e estado, como o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente coronel Cláudio Braga, e o inspetor Rui Charles Secco, da Guarda Municipal, além do representante do Poder Legislativo, líder do governo e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Ericláudio Alencar (PRB).

De acordo com a diretora da escola, professora Lurdes Neris, a violência crescente tem prejudicado a evolução dos alunos que vivem sobressaltados dentro das escolas. “Semana passada um individuo pulou o muro e assaltou alunos aqui dentro. Vivemos uma insegurança total. Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente é a comercialização e uso de drogas na escola. Não podemos maquiar isso de forma alguma. Por isso solicitamos essa audiência para que providências possam ser tomadas no sentido de minimizar os problemas”, disse a diretora ao Diário.

O comandante do 6º BPM afirmou existir um plano estratégico de policiamento no bairro, e que existe um policiamento específico para as regiões escolares. “Temos um plano de atuação, temos projetos sociais, mas realmente estamos revendo isso com as escolas. Quando a sociedade se mobiliza dessa forma é sinal de que algo precisa ser melhorado, e é em busca disso que vamos a partir de agora. Uma coisa é certa, faremos o que for necessário para mudar essa realidade, e isso só é possível com a participação da comunidade”, disse o coronel Braga.

O deputado Ericlaudio Alencar, na condição de líder do governo, assegurou que ao término da audiência será construída uma carta de compromissos. “Estamos iniciando uma série de audiência como esta para discutir a questão da segurança pública em todos os bairros. O que for definido aqui será levado por mim pessoalmente ao governador Waldez Góes para que seja posto em prática. Essa cobrança organizada é altamente positiva para que possamos deslanchar essa política há anos cobrada, mas sem efeitos esperados. É uma realidade que será modificada”, afirmou o parlamentar.

O estudante Luiz Eduardo, 15 anos, definiu o que sente quando vai para a escola. “Medo. É isso o que sinto. A violência está afastando a juventude da escola. São outros jovens, envolvidos com o crime, que são minoria, mas que amedrontam a grande maioria. Somos aliciados todos os dias. Infelizmente existem aqueles que se deixam levar, mas há outros que buscam um futuro melhor. Quero paz e segurança na minha escola e acredito que esse debate realizado hoje, com a presença dessas autoridades, irá nos proporcionar isso”, disse acreditar o jovem.
Reportagem e texto: Elden Carlos
Foto: Elson Summer


Deixe seu comentário


Publicidade