Última Hora

Chuva provoca alagamentos em Macapá e Santana

Defesa Civil registrou 18 pedidos de remoção de famílias que tiveram casas invadidas pela água até às 7h da manhã desta sexta-feira, 20



A chuva que cai desde a noite dessa quinta-feira, 19, causa alagamentos em todos os bairros de Macapá e Santana, município distante 17 quilômetros da capital. Às 7h desta sexta-feira, 20, moradores da Avenida Tamóios, no bairro do Muca, pediram o resgate de algumas famílias onde a maré atingiu 80 cm acima dos assoalhos das casas.

Segundo os moradores, o fechamento de uma manilha que fica na Avenida 26 de julho, conjunto Laurindo Banha, provocou a retenção de água. “Já estamos enviando equipes da Defesa Civil para socorrer essas famílias. Temos 18 pontos críticos de alagamento nesse momento na capital com pedido de remoção de famílias. Mas estamos com uma força-tarefa para atuar nesses locais”, assegurou o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, ten-cel Janary Picanço.

O centro comercial de Macapá também permaneceu alagado durante a madrugada quando houve a elevação do rio Amazonas, somado à precipitação das chuvas. “A partir de hoje teremos um quadro complexo. Temos a elevação do rio Amazonas aliado à lua nova e a precipitação pluviométrica”, alertou. A expectativa é de que o nível do Amazonas atinja até 3,6 metros na preamar.

Na Avenida Santa Catarina, bairro Santa Rita, os moradores continuam ilhados dentro de casa. Apesar do trabalho preventivo feito pela Prefeitura de Macapá, o canal que corta a região transbordou, a exemplo do ocorrido no canal do Beirol, que também não suportou o volume de água das chuvas.

Estado e município informaram que em função das chuvas fortes e alagamentos algumas escolas tiveram as aulas suspensas hoje.

“A recomendação é de que as pessoas que estão nessas áreas permaneçam dentro de casa até que a água baixe. Se houver a necessidade de remanejamento e famílias, o socorro pode ser feito ao Ciodes (190) e o 199 da Defesa Civil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade