Última Hora

Começa o carnaval no meio do mundo

Dez escolas dos grupos de acesso e especial lutam pelos títulos



 

Cinco escolas de samba abrem a primeira noite de desfile no Sambódromo neste sábado, 14.
De acordo com a Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), os portões serão abertos ás 17h. Cada escola terá entre 60 a 80 minutos para percorrer a extensão da Avenida Ivaldo Veras. 36 jurados irão julgar 9 quesitos.

Pela ordem do desfile, Império do Povo, de Santana, abre o desfile às 22h. A escola levará para a avenida o enredo “RE-PA: O clássico rei da Amazônia”, fazendo menção ao maior clássico do futebol nortista, Remo e Paysandu.

Às 23h30 a Solidariedade entra na avenida para retratar a trajetória de luta do desembargador Gilberto Pinheiro. O enredo será “Da Favela à Coimbra, um ‘caboco’ amazônida: és Gilberto Pinheiro”.

Já na madrugada de domingo (1h) a Embaixada de Samba Cidade de Macapá se apresenta com o enredo “Na Embaixada o bicho pega, acredite é chique ser brega”, um conto sobre o swing do ritmo brega, popularizado no Amapá e Pará.

A Império da Zona Norte passa pela avenida do samba às 2h30. “É fogo e água, na terra eu sou o ar do meu Império”, fará uma síntese sobre a relação do homem com a natureza desde os primórdios.

Última escola a entrar no sambódromo no primeiro dia de desfiles, às 4h, Maracatú da Favela apresentará o enredo: “Verás que um guerreiro verde-rosa não foge à luta!”. A proposta é defender a luta como ponto alto da vitória, mas destaca a importância da luta justa e a vitória merecida.

Domingo, 15
Na última noite de desfiles, Emissários da Cegonha leva seus brincantes à avenida às 22h. “Hoje tem marmelada? Tem sim senhor. E o palhaço quem é?” será o enredo apresentado. De acordo com o carnavalesco da escola, a quer saber do folião a diferença entre “ser palhaço” e “ser feito de palhaço”.

A segunda escola da noite a se apresentar (às 23h30) será Piratas Estilizados. Com o enredo: Você sabia? Estilizados… Vem revelar!!!, a escola vai mostrar a grandeza e a beleza das sete maravilhas do mundo antigo e do mundo moderno.

Atual campeã da divisão de acesso, a Unidos do Buritizal retorna a elite do carnaval amapaense entrando na avenida 1h da madrugada de segunda-feira. Este ano, a agremiação traz para a avenida uma viagem pelo universo do saber e do conhecimento na visão do professor Leonil Amanajás. “O admirável universo de Leonil Amanajás, uma história versada em azul e branco”.

Piratas da Batuca promete entrar na Ivaldo Veras às 2h30. A escola desenvolveu o enredo: “Quem conta um conto aumenta um ponto”, rememorando as fábulas de Monteiro Lobato. A agremiação ainda faz uma singela homenagem ao saudoso mestre de bateria Monteiro, que foi uma das figuras mais expressivas da escola e do carnaval amapaense.
Campeã do carnaval 2014, Boêmios do Laguinho encerra o desfile às 4h da madrugada com o enredo: “Gaúcho, sou bamba: a nação negra nos pampas”. A escola leva para avenida a cultura, arquitetura e arte do Rio Grande do Sul e destaca o espírito guerreiro dos gaúchos, a beleza e os festivais da cidade de Gramado.

Em 2014, além de Boêmios do Laguinho, que ganhou no grupo especial, Unidos do Buritizal venceu no grupo de acesso e este ano disputa o título principal entre as grandes.


Deixe seu comentário


Publicidade