Política Nacional

Davi pede cautela na investigação sobre eleição para Presidência da Casa

Ele observou que o procedimento é delicado e requer paciência.


Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Por Paulo Silva

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que estão correndo normalmente as investigações sobre o voto extra na eleição para a Presidência da Casa, realizada no último dia 2. Ele observou que o procedimento é delicado e requer paciência.

— Temos que ter cautela. Aquela sessão foi a mais tumultuada do Senado, muito tensa. Temos que aguardar a apuração do corregedor.
Segundo Davi, o corregedor do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), identificou seis senadores cujos momentos de votação não puderam ser captados com clareza pelas imagens da transmissão oficial. Os nomes não foram divulgados. Ele destacou que nenhum desses parlamentares é considerado suspeito de qualquer ato doloso.

O presidente deve se reunir com o corregedor nos próximos dias para avaliar os próximos passos da investigação. É possível que peritos externos sejam contratados para ajudarem na avaliação das imagens. Se isso incorrer em custos para o Senado, é preciso que Davi autorize. Além disso, três servidores concursados da Casa serão destacados para se juntarem ao trabalho.

Entenda o caso

No dia 2 de fevereiro, os senadores se reuniram para escolherem o novo presidente da Casa. A decisão deveria ter sido tomada na véspera, mas um impasse acerca do procedimento de votação — aberto ou secreto — fez a sessão ser adiada.

A votação foi feita por meio de cédulas individuais depositadas numa urna. Na apuração, porém, foram contabilizados 82 votos, um a mais do que o número total de senadores. Duas das cédulas não estavam dentro de envelopes. Por consenso, os parlamentares decidiram anular os votos do primeiro escrutínio e fazer nova votação. Davi Alcolumbre saiu vitorioso do segundo pl eito, com 42 votos.
No mesmo dia, senadores passaram a cobrar uma investigação do fato. O presidente encaminhou o caso ao corregedor na quarta-feira após a eleição (6).

Pregando harmonia  
Em entrevista na tarde desta quinta-feira (14), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que está trabalhando pela harmonia no Senado e entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O presidente negou existir algum conflito entre o Congresso e a Judiciário e lembrou que estão asseguradas na Constituição a independência e a harmonia entre os Poderes.
Davi disse também que está tentando harmonizar e pacificar o Senado. Ele agradeceu o apoio e a disposição dos senadores em construir uma pauta em harmonia com o colégio de líderes e com a Mesa.

— O Brasil espera ansioso uma resposta do Senado. Estou preocupado em trabalhar — declarou.
O presidente do Senado também disse que conversou por telefone com o corregedor da Casa, senador Roberto Rocha (PSDB-MA). Segundo ele, no domingo (17) ou na segunda-feira (18) haverá um encontro entre os dois para tratar da investigação sobre a possível fraude na primeira votação da eleição para presidente do Senado, no último dia 2.


Deixe seu comentário


Publicidade