Última Hora

Divulgação de lista provoca tumulto em postos de atendimento

Lista com nomes de candidatos às unidades habitacionais no Residencial São José foi divulgada nessa quarta-feira, 25. Prazo para habilitação será encerrado dia 7 de março



(Foto - Costa Filho)

O anúncio da lista com os nomes de 24.698 pessoas inscritas no programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e que se inscreveram para concorrer a uma unidade habitacional no Residencial São José, em Macapá, provocou correria aos postos de atendimento na manhã desta quinta-feira, 26.

O prazo para a habilitação da fase seguinte será encerrado dia 7 de março. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Macapá, não há necessidade de aglomerações nos postos de atendimento espalhados pelas zonas norte e sul. A habilitação pode ser feita diretamente no site da prefeitura, no endereço www.macapa.ap.gov.br.

“Entendemos que há por parte das pessoas uma ânsia de conseguir uma moradia, o que é natural, mas não precisa esse desespero. O ideal é que os postulantes façam essa habilitação na internet, o que pode ser feito por meio de um aparelho celular, computador pessoal ou casas de acesso. O site da prefeitura foi reestruturado para facilitar o processo. Após concluir a habilitação será gerado um código que pode ser anotado ou impresso pelo cidadão”, disse o coordenador de comunicação social da prefeitura, Diniz Sena.

Para quem não teve o nome incluído na relação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) afirma que o prazo para os recursos encerra nesta sexta-feira, 27. De acordo com Sandra Smith, gestora interina da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast), o cadastramento encerrou no dia 20 de fevereiro. “Quem fez o cadastro até essa data pôde concorrer à primeira fase do certame. O critério básico primordial é a renda familiar que não deve ultrapassar o valor de R$ 1,6 mil”, disse a secretária.

Do total de 1.440 unidades, 676 vão para demandas direcionadas, que são famílias em áreas de risco, vítimas de sinistros e que moram na região do entorno do conjunto. Ainda serão destinados 3% das unidades para idosos e 3% para pessoas com deficiência, o que corresponde a 44 unidades para cada grupo.

“É preciso explicar que tudo segue critérios rígidos. O processo foi regido por meio de edital, garantindo total lisura do cadastramento e seleção das famílias. Vencidas todas as fases será realizado o sorteio das unidades, assegurando ainda um cadastro reserva de 30%. Esse sorteio deverá ocorrer no dia 27 de março”, revela Smith.

Após o sorteio, a Prefeitura de Macapá irá montar um dossiê das famílias para encaminhar à Caixa Econômica Federal (CEF) que fará a análise e divulgará a lista dos contemplados com as unidades. A expectativa é de que o residencial seja inaugurado entre os meses de julho e agosto de 2015.


Deixe seu comentário


Publicidade