Última Hora

GEA e Sebrae comemoram sucesso de público e de negócios na Expofeira

BALANÇO – Público, de 45 mil pessoas por dia, ultrapassou a previsão dos organizadores. Todos os animais em exposição foram comercializados


O relatório final com o balanço dos 10 dias de duração da 51ª Expofeira, que ocorreu no período de 30 de outubro a 08 de novembro no Parque de Exposições de Fazendinha, vai ser divulgado nesta quarta-feira, mas o Governo do Estado e o Sebrae já comemoram os resultados. O evento foi sucesso de público e de negócios: a expectativa dos organizadores era de um público de 40 mil pessoas, mas a média foi de 45 mil pessoas por dia. Os negócios também ultrapassaram as previsões: todos os animais expostos na feira foram comercializados, além de consolidação de negócios para pequenos, médios e grandes empreendedores, inclusive com a garantia da instalação, em curto prazo, de uma fábrica de ração em Macapá.

Entrevistado na manhã desta terça-feira, 10, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), coordenador geral da 51ª Expofeira, Carlos Marques, revelou a receita do sucesso: “Tudo saiu como planejado, com resultados até surpreendentes porque todas as metas foram superadas, graças a um trabalho de equipe pautado na união, com todos os seus membros exercendo a função de coordenador. Enfim, todos trabalhando com o mesmo objetivo, focados na realização de um evento grandioso, com resultados positivos para a economia do estado. No início, em meio a algumas resistências para que a feira fosse realizada, confesso que hesitamos um pouco, mas logo reagimos e conseguimos transpor, com muita determinação as barreiras iniciais”.

De acordo com Carlos Marques, os gastos foram mínimos se for comparada a relação custo benefício: “Grande parte da estrutura da Expofeira foi custeada pela iniciativa privada, através do Sebrae, e todos os amapaenses vão sentir logo, logo, os reflexos positivos do evento, que não se restringiu às atrações artísticas e culturais e ao lazer, mas, sobretudo, na realização de grandes negócios, como molas propulsoras para o desenvolvimento do Amapá. Para isso, com a parceria do Sebrae, sob a direção do doutor Alvarenga; com o empenho pessoal do governador Waldez Góes e toda a sua equipe de governo, do presidente da Fecomércio, doutor Eliezir Viterbino, da CTMac e da Polícia Militar, enfim, de todos os parceiros, conseguimos realizar um evento maravilhoso. Quero registrar, também, a excelente organização do trânsito, a cargo da PM e da CTMac, permitindo que o tráfego fluísse tranqüilo, e com o registro de apenas um acidente, ocorrido no último dia do evento, mas foi uma fatalidade”.

Carlos Marques destacou, também, a capacitação de pequenos empreendedores para o mercado de trabalho ocorrida antes e durante a Expofeira: “A 51ª Expofeira foi pensada como um todo, e conseguidos atender cerca de 1.800 empreendedores. Foram 10 dias de palestras abordando vários assuntos, capacitando as pessoas principalmente nas áreas do agronegócio e petróleo, negócios que estão sendo gerados, com desdobramentos importantes, como a fábrica de ração e a instalação de outras indústrias que vêm a partir da soja, do milho; o Porto de Santana, cujo potencial encantou a Ministra Katia Abreu, que veio aqui e ministrou uma magnífica palestra na Expofeira, mostrando o futuro do Porto e sua importância para o desenvolvimento do estado através do comércio exterior, porque, segundo ela própria revelou, daqui do Amapá, através do Porto de Santana, o tempo de transporte para a Europa é reduzido em até cinco dias. Não tenho nenhuma dúvida de que o nosso estado terá um futuro promissor, e a 51ª Expofeira teve importante contribuição para que isso aconteça”.


Deixe seu comentário


Publicidade