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Geap não desconta contribuições e servidores ficam sem assistência

Mais de 13 mil servidores federais estão sem assistência médica; muitos precisam de cirurgias e estão sem poder usar o plano de saúde


Mais de 13 mil servidores do governo federal e do ex-território estão sem assistência médica no Amapá por estarem sendo impedidos de utilizar o plano de saúde oficial da União, o Geap, simplesmente porque o próprio Geap deixou de fazer o desconto das contribuições desde outubro do ano passado. Na época, a direção do plano de saúde informou que problemas técnicos estavam impossibilitando essa desconto, mas prometeu que até o início de março deste ano o problema seria resolvido, o que não aconteceu até hoje.

Na manhã desta terça-feira, 15, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), um professor aposentado reclamou do pouco caso que a direção do Geap estava dispensando ao problema; segundo ele, muitos servidores reclamam que precisam se submeter a procedimentos médicos urgentes, inclusive cirurgias, mas por conta da falta de pagamento não podem acessar o plano: “A situação é gravíssima, e centenas de dependentes se dirigem diariamente à sede da Geap para obter os boletos com o objetivo de fazer o pagamento, mas o atendimento lá é precário, é péssimo, inclusive com pouquíssimos atendentes”, desabafou.

Problemas técnicos
O repórter Rodrigo Silva, do Sistema Diário de Comunicação foi ao Geap e constatou o problema: centenas de pessoas formavam filas enormes e apenas três pessoas estavam atendendo os servidores, que protestavam, mas não conseguiu falar com ninguém responsável pela Geap. No final da tarde desta terça, através de nota enviada por e-mail , a direção do Plano de Saúde se manifestou.

Na nota, a Geap informa que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que os ajustes no sistema de consignação em contracheque já foram concluídos e o desconto em folha das contribuições e coparticipações dos servidores públicos que têm planos da Geap estará normalizado ainda no decorrer deste mês, e confirmado que desde o mês de outubro de 2015, em virtude de mudanças técnicas no sistema do Serpro, muitos servidores públicos que são beneficiários da Geap não tiveram as mensalidades dos planos debitadas automaticamente nas respectivas folhas de pagamento.

O Geap pondera que, diante da situação emergencial, a Geap emitiu títulos de cobrança bancária referentes às contribuições/coparticipações que não foram descontadas no contracheque dos servidores. Esses boletos foram remetidos para as residências dos beneficiários e aconselha que no caso da contribuição/coparticipação não tiver sido descontada em folha, o beneficiário pode imprimir o boleto pela internet, no site da Geap (www.geap.com.br), com CPF e senha, e clicar no link 2ª via TCB, como também através da Central de Atendimento (0800 728 8300).


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