Última Hora

Governo anuncia Plano Estadual de Proteção ao Cidadão

Planejamento


Visando a redução dos índices de criminalidade e a oferta de segurança pública de forma integrada e mais eficaz no Amapá, o Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 18, o Plano Estadual de Proteção ao Cidadão – Mais Segurança. Na ocasião, também foi lançado o Portal da Segurança, com informações das instituições, estatísticas e serviços ao usuário.

O programa Proteção ao Cidadão, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), tem propostas até para 2025, contempla 123 ações voltadas para a proteção ao cidadão e incluem capacitação e valorização profissional, logística, estrutura física, obras e fomento dos conselhos de segurança com a participação da sociedade.

As ações serão implementadas a curto, médio e longo prazo, reunindo os órgãos que compõem o sistema estadual de segurança como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica (Politec), Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Gastão Calandrini, o planejamento estratégico oportunizará aos órgãos de segurança pública, a construção de ações, de maneira integrada, identificando e anulando carências e deficiências.

A curto prazo, em um período de até dois anos, o plano prevê o fortalecimento do diálogo com as categorias e com os Conselhos de Segurança Comunitários, a reativação dos centros integrados em Operações de Segurança Pública (Ciosp’s) dos bairros Congós e Novo Horizonte, além da criação de um Grupo Estratégico de Combate à Criminalidade (GECC), que incluirá PM, Civil, Politec, Ministério Público, Judiciário e Sejusp. “Algumas ações a curto prazo, previstas nesse cronograma, já foram atingidas, como a reativação e aquisição de aeronave para o GTA [Grupo Tático Aéreo], no final de 2015. Os lançamentos do portal, com estatísticas e serviços ao cidadão, também integram algumas dessas medidas”, destacou o secretário de segurança.

Estima-se que, em até 4 anos, também sejam implementadas ações com foco voltado, sobretudo, para a valorização dos profissionais de segurança como a realização no Estado de cursos de Formação de Oficiais (CFO), dentre outros como a elaboração de planos de carreira para o servidor, criação de premiação por desempenho ou produtividade. Nesse período também está prevista a expansão de unidades dos órgãos de segurança pública nas áreas Norte, Sul e Oeste de Macapá e ampliação do sistema de câmeras na capital.


Deixe seu comentário


Publicidade