Última Hora

Líderes da situação e oposição selam paz para o enfrentamento da crise

Ericlaudio Alencar e Cristina Almeida prometem atuação parlamentar responsável



Durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 31, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM (90.9), os líderes da oposição e da situação na Assembleia Legislativa (AL), Cristina Almeida (PSB) e Ericlaudio Alencar (PRB), respectivamente, afirmaram que o embate político travado em 2015 foi positivo para o estabelecimento de políticas públicas no Amapá, mas prometeram que esses embates continuarão em 2016, sempre de forma respeitável e tendo como objetivo o desenvolvimento do estado e a melhoria das condições de vida da população.

“Desde o primeiro dia da atual legislatura, independentemente da posição partidária, sempre fizemos uma oposição equilibrada, sem radicalismos e com muita responsabilidade, porque foi para isso que fomos eleitos. Minha postura política jamais permitiria sair desse caminho. O papel da oposição é de criticar e apontar soluções, inclusive votando a favor de projetos que partam do governo, desde que representem as aspirações da população”, ressaltou Cristina.

De acordo com a parlamentar, a oposição com responsabilidade é fundamental para que o Amapá supere as dificuldades impostas pela crise: “Quando o atual governo assumiu, no início do ano, o discurso do governador já era de que não havia recursos para viabilizar algumas ações. Então reunimos as bancadas federal, estadual e municipal do PSB, inclusive o deputado Max da AABB ainda estava conosco, e protocolamos junto ao Palácio do Setentrião a nossa proposta, que previa cortes em vários setores, inclusive nos salários do primeiro escalão, o que acabou acontecendo, e encerramos o ano fazendo uma denúncia propositiva da contratação irregular de uma empresa na área de segurança de forma irregular, que já recebeu quase R$ 2 milhões em dois meses. Este é o papel da oposição, fiscalizar as ações do governo e oferecendo suporte para que essas ações beneficiem a população”.

O líder do governo na Assembleia Legislativa destacou a atuação responsável da oposição e, em especial de Cristina Almeida: “Todos temos trabalhando muito; eu e a deputada Cristina fizemos um embate muito bom; lamentavelmente, entretanto, tivemos uma administração na Casa (AL) que pecou;  e pecou muito; enquanto deputados trabalhavam levando suas propostas, as comissões funcionando em pleno vapor, a gestão levava as más atenções para a Casa. Com tanta coisa errada que era feita. Constatado isso, tivemos que tomar uma atitude radical, mas com reponsabilidade, com a união de 13 deputados – que agora somos 15 no bloco – e afastamos o presidente, para a Casa andar numa só direção, em termos de trabalho parlamentar e gestão correta, porque, afinal, é uma instituição que deve respostas à população; vivemos novos tempos no Brasil e nós, homens públicos, temos que nos conscientizar disse.

Na avaliação de Ericláudio, o papel da situação é mais difícil que o da oposição, mas se o objetivo é atender as demandas da população, essas ações se complementam: “O papel da oposição é muito mais fácil, mas é assim mesmo que a coisa funciona. O papel da oposição é relevante, desde que seja responsável, porque aponta erros mostra soluções; afinal, o gestor jamais consegue saber sozinho de tudo o que está acontecendo numa maquina pública tão grande. Em 2015, apesar dos fortes apertos impostos pela crise, conseguimos muitos avanços, inclusive tivemos a felicidade de chegar ao dia 31 de dezembro pagando todos os servidores, ao contrário de pelo menos 11 estados que não conseguiram fechar a folha de pagamento; entretanto, ainda há muito a fazer ainda; temos que avançar no processo estruturante do Amapá. Há dois projetos políticos antagônicos no estado, o PDT e o PSB. Agora, a vez é do PDT, mas, repito: a gente não pode prescindir da oposição; é um bom combate.

Deixe seu comentário


Publicidade