Última Hora

Macapá não registrou acidentes em faixa de pedestre em 2015

Comandante do BPTran afirma que motoristas do Amapá são exemplo de educação no trânsito



Entrevistado na manhã deste sábado, 16, no programa Conexão Brasília (DiárioFM 90.9), apresentado pelo jornalista e radialista Cléber Barbosa, o comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), coronel Paulo Serrão, afirmou que os condutores de veículos do Amapá são exemplo de educação no trânsito. Segundo ele, ao contrário do que ocorria no passado recente, atualmente já não mais ocorrem acidentes em faixas de pedestres. Estatísticas da Polícia Militar (PM) mostram, segundo ele, que durante todo o ano de 2015 não ocorreu um só acidente de trânsito vitimando pessoas durante a travessia da faixa.

“Seguindo o exemplo do Distrito Federal, que foi pioneiro na educação do trânsito com relação à obediência à faixa de pedestre, em Macapá esse procedimento foi se tornando rotina, de forma natural, mas também graças a muitas campanhas realizadas nesse sentido. Em 2015, por exemplo, não registramos nenhum atropelamento na faixa de pedestre; já ocorreram colisões na traseira de veículos porque atrás estavam desatentos à desaceleração, mas nenhum acidente com pessoas lesionadas na faixa de pedestre”, revelou Paulo Serrão.

O comandante Sustos alerta, entretanto, para os cuidados que os pedestres devem ter antes e durante a travessia da faixa: “É muito comum ainda vermos as pessoas metendo a cara de qualquer maneira na faixa de pedestre; é preciso observar a desaceleração dos veículos e o fluxo de trânsito, porque essa desatenção pode provocar engavetamentos. O pedestre tem preferencia, precedência, prioridade de passar, mas tem que lembrar que ele só tem uma vida; primeiro, passe, sinalize sua intenção, observe pra ver se o condutor viu você, ou seja, se conheceu sua intenção de trafegar, para então adentrar na faixa com segurança. O celular é uma praga pra isso, é comum ver pessoas transporem a faixa usando aparelho celular, falando, mandando mensagens, sem se conscientizar que alguns segundos podem significar a sua vida”.
 
Quadro negativo revertido
 
O comandante do BPTran lembrou, ainda, do rótulo que Macapá possuía como o estado com os piores motoristas e recordista, proporcionalmente, em acidentes no país: “Graças a Deus tivemos muitas iniciativas louváveis para reverter esse quadro, inclusive com o juiz  Marconi pimenta se destacando nessas ações, colocando carros retorcidos nos principais cruzamentos da cidade como forma de uma prevenção com linguagem contundente, e isso deu uma sacudida nas pessoas, revertendo a situação. E hoje as estatísticas mostram que esse rótulo é página virada, graças à educação dos motoristas do Amapá e, claro, à presença permanente da Polícia Militar no policiamento do trânsito”.

Deixe seu comentário


Publicidade