Última Hora

Moisés impõe estilo soft ao voltar para a Assembleia

Deputado esteve há mais de seis meses ausente da Casa, depois que foi destituído da presidência do Poder Legislativo estadual  


Depois de seis meses e sete dias sem participar de sessões da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o deputado Moisés Souza (PSC) voltou, na manhã desta quinta-feira, 9, a ocupar o plenário da Casa, sentado à sua tribuna individual, não mais na da Presidência, de onde foi sacado em dezembro de 2015 por deliberação da maioria de 14 parlamentares estaduais.

Moisés foi destituído da Presidência da Assembleia Legislativa sob a acusação de atraso de pagamentos de salários de servidores e deputados, falta de repasses dos empréstimos consignados de servidores aos bancos, débitos de impostos, fraude que motivou a Operação Créditos Podres e polêmicos de repasses do governo para o Poder Legislativo.

Moisés foi soft no retorno. Falou em duas questões de ordem, pedidas por ele mesmo para se manifestar. Na primeira, tratou do Conjunto Residencial São José, a ser inaugurado nesta sexta-feira, 10, e, na segunda, abordou a temática câncer à luz dos serviços do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) sobre a responsabilidade do governo do estado.

Depois, o deputado teve cinco minutos das ‘Comunicações inadiáveis’ para se pronunciar, inscrito antecipadamente. Na fala, não se referiu aos acontecimentos que redundaram no seu afastamento da Presidência da Assembleia Legislativa. Preferiu justificar a longa ausência protagonizada por ele.

Moisés disse que ficou distante da Alap em decorrência de enfermidade que o obrigou a  tomar pesados remédios e que, sob orientação médica, não podia fazer esforços nem ter fortes emoções. Porém adiantou que o seu gabinete na Assembleia Legislativa sempre esteve atento aos acontecimentos, tanto que tem uma pilha de requerimentos, projetos e outros trabalhos legislativos para apresentar agora em que volta à ativa.

O deputado agradeceu os pares pela cordialidade com que ele foi recebido em plenário e, sem fazer referência direta à forte oposição que tem na Casa, disse que na política as diferenças existem porque reforçam o princípio republicano e fortalecem a democracia. “Devemos nos manifestar em diversos pontos, pois somos protagonistas da História”, destacou o parlamentar.

Moisés Souza citou a crise pela qual passa o estado do Amapá e a “situação gravíssima” no âmbito nacional, ensinando que é necessário que cada um dos deputados estaduais tenha a consciência das dificuldades do momento para averiguar o que fazer para fortalecer as instituições.

O parlamentar ainda falou de uma definição dada à Câmara dos Deputados e Senado da República, em 1988, pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Ulisses Guimarães, segundo a qual o Congresso Nacional é incorruptível, apesar de muitos dos seus membros praticarem corrupção. “Se o Senado representa o Estado, a Câmara é a representante da população”, disse Moisés, repetindo Ulisses Guimarães.

Por fim, o deputado, invocando poetas, disse que se pudesse voltar ao tempo repetiria tudo de novo e assim se expressou: “”Nunca deixemos de lutar pelos nossos sonhos, mas sempre buscando orar àquele que tudo pode, Deus”. (Texto Douglas Lima)


Deixe seu comentário


Publicidade