Turismo

MOSTRA GASTRONÔMICA

Fim de semana ao sabor do Amapá


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Sebrae realiza neste fim de semana a Feira de Produtos do Campo, juntamente com a 13ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares). A abertura foi na noite de sexta-feira (01), com excelente público, no estacionamento da sede do Sebrae em Macapá. A feira rural tem como objetivo comercializar de produtos da agricultura familiar, entre eles, frutas, folhosas e tubérculos (mandioca), pescado, polpas de frutas e aves abatidas. A feira apresentava horários diferenciados; no dia 1º de junho, das 17h às 21h; no dia 2 de junho, das 8h às 12h e das 17h às 21h e no dia 3 de junho, das 8h às 12h.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agroindústria do Sebrae, Larissa Queiroz, são 52 expositores, entre eles, produtores rurais, pescadores, empresários de agroindústrias, empresário da panificação e empresário de flores ornamentais, que estarão comercializando com preços diferenciados, produtos de qualidade reconhecida.

Os agricultores e produtores mostram os atrativos do Distrito do Pacuí (Tracajatuba 1 e 2), Salamito; Itaubal (Inajas e Curicaca); Macapá (Km 9, Vila do Cheiro Verde, Vila do Coração, Vila do Trem, Mel da Pedreira,); Porto Grande (Colônia Agrícola do Matapi, Perimetral Norte, Campo Verde, Nova Canaã e Estrada de Ferro).

Espaços

O evento apresenta um Espaço de Alimentação, onde o vinho do açaí será batido na hora, assim como os acompanhamentos serão servidos assados e fritos, e o café colonial; no Espaço Cultural apresentação de música com o cantor Cley Lunna; o Espaço Rodada de Negócios, permite um ambiente de encontro de negócios entre compradores e fornecedores de produtos oriundos da agricultura. Possibilitando o acesso a novos mercados; estimular parcerias entre empresas e proporcionar o aumento do poder de competitividade.
A diretora-técnica do Sebrae, Isana Alencar, disse que a Feira de Produtos do Campo, apresenta para toda sociedade amapaense os produtos da agricultura familiar. “Os produtos que tem apoio do Sebrae e que assim tem o poder de colaborar com fixação do homem no campo, por meio de oportunidades de negócio. Vamos promover os produtos, diversão com a programação cultural, e será um momento em que todos irão poder verificar que é possível produzir no nosso Estado e que podem ser competitivos”, diz.

 

Festival Brasil Sabor chega à sua 13ª edição


A 13ª edição do Festival Brasil Sabor, no estacionamento do Sebrae Amapá, paralelamente à realização da 4ª edição da Feira de Produtos do Campo, fez o local respirar gastronomia neste fim de semana em Macapá. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer 16 pratos preparados com produtos regionais ao preço único de R$ 12, uma estratégia que poderia até ser chamada de ‘inclusão gastronômica’, afinal os pratos a preços populares acabam por ser um chamariz para que o público possa identificar prato, chef e empreendimento para conhecer depois, com a família.

O festival é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá (Abrasel-AP) em ação consorciada com os parceiros Serviço Brasileiro de Apoio de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Macapá e Governo do Estado.

O superintendente do Sebrae, João Alvarenga, diz que a entidade está feliz com o apoio dado ao setor de gastronomia, que vem mostrando resultados. “De toda a cadeia produtiva do turismo, a gastronomia foi a que mais cresceu no Amapá, sem dúvida alguma”, comemorou o executivo do Sebrae-AP.

 

Conheça alguns dos pratos apresentados na mostra com todo apelo regional

Pirarucu 313
Pirarucu grelhado sobre cama de banana da terra, acompanhado de risoto de jambu e redução de tucupi.

Camaróca
Massa de tapioca com camarão regional salgado, queijo coalho e temperos regionais. A massa é recheada com dois sabores: queijo com camarão rosa, e tucupi com jambu e camarão rosa.

Mujica Sumano
Caldo a base de tucupi e farinha da região com camarão e jambu, acrescido de temperos regionais como cheiro verde, chicória, tomate e cebola.

Moqueca Soçaite
Releitura regional da moqueca, acrescida de caranguejo, camarão e temperos amazônicos, acompanhado de arroz de chicória e farofa crocante com castanha do Brasil.

Marujada Amapaense
Escalope bubalino ao molho ferrugem com castanha do Brasil, acompanhado de purê rústico de macaxeira e banana chips.

Lasagna da Roça
Massa artesanal de espinafre indiano, molho de linguiça artesanal com pimenta dedo de moça e de cheiro, besciamella com piixi e queijo manteiga.

Risoto do Meio do Mundo
Risotto de maniçoba acompanhado de crocante de farinha de mandioca e torresmo.

CURIOSIDADES

– Com o tema “Original do Brasil”, a 13ª edição do Festival Brasil Sabor tem 16 pratos inéditos, servidos por restaurantes, hamburguerias e docerias e que foram inspirados na culinária amapaense.

– O evento acontece paralelamente à 4ª Feira de Produtos do Campo, com a produção local de frutas, vegetais, pescado, polpas de frutas, e até mesmo o açaí.

25 mil
Este foi o público estimado nos dois dias de evento no estacionamento do Sebrae em Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade