Última Hora

MP-AP e CNPG buscam parceria para laboratório contra corrupção

Lavagem de dinheiro


Em Brasília, onde cumpre extensa agenda institucional, o procurador geral de justiça do Ministério Público do Amapá, Roberto Alvares, reuniu-se, nesta semana, na sede do Ministério da Justiça (MJ), com Leonardo Terra, coordenador da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB), para avançar na formalização do acordo de cooperação técnica que visa implantar laboratórios contra lavagem de dinheiro nos ministérios Ppúblicos estaduais.

Roberto Alvares foi designado, pelo Conselho Nacional de Procuradores -Gerais de Justiça (CNPG), relator do projeto de expansão da Rede-LAB, cujo objetivo é apoiar a implantação dessa importante ferramenta de combate à corrupção nos MPs que ainda não o possuem.

“Atualmente, 11 ministérios públicos estaduais: Roraima, Amazonas, Rondônia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul não possuem laboratório contra lavagem de dinheiro LAB-LD no âmbito de sua atuação, no entanto é perceptível o aumento da demanda relacionada a crimes desta natureza, em todo o Brasil, cuja ausência de recursos materiais e pessoais pode inviabilizar a realização do trabalho de apuração dos fatos, em grave prejuízo da sociedade em geral”, justificou o PGJ do MP-AP.

Durante a reunião, o PGJ solicitou a formalização dos Acordos de Cooperação Técnica com os MP´s citados, a fim de estabelecer parcerias que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos, treinamentos, intercâmbio de informações, metodologias e recursos tecnológicos para a produção de informações estratégicas, necessárias à melhor utilização dos bancos de dados próprios e os compartilhados por instituições parceiras.

Leonardo Terra, que atua na Secretaria Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, reconheceu a necessidade de expansão da Rede, bem como a articulação em andamento. “Essa atitude do CNPG, coordenada pelo PGJ do Amapá, é de suma importância, tanto como ação administrativa , como estratégia para cobrirmos todos os MPs do Brasil. Daremos o apoio necessário”, assegurou.

Satisfeito com o andamento dos trabalhos e a sinalização positiva do Ministério da Justiça, Roberto Alvares acrescentou: “Essas medidas são fundamentais para o aprimoramento de ações conjuntas, que visam somar esforços para o combate ao desvio de recursoLeonardo Terra, coordenador da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia REDE-LABs público no Brasil. O nosso propósito aqui é contribuir, de alguma forma, para melhorar o Estado brasileiro”, finalizou.

O procurador geral de justiça Roberto Alvares participou, ainda, de reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), que ocorreu na sede do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

No começo do encontro houve participação do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, que solicitou apoio do CNPG para que seja estendido aos MPs estaduais o termo de cooperação técnica firmado em setembro com a entidade.


Deixe seu comentário


Publicidade