Última Hora

Multas de TAC’s poderão ser investidas nas unidades de saúde

As multas aplicadas nos Termos de Ajustes de Conduta (TAC) poderão ser transformadas em equipamentos e insumos para abastecer o Hospital de Emergência (HE) e outras unidades hospitalares do Estado.


A iniciativa faz parte da campanha “90 dias pelo HE”, envolvendo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as comissões de Saúde e dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, além do Ministério Público Estadual (MPE).
 
Nesta segunda-feira, 14, a proposta foi discutida em reunião entre a secretária de Estado da Saúde, Renilda Costa, os deputados Dr. Furlan, Pedro da Lua, Max da AABB e Maria Góes, e os promotores João Paulo Furlan e André Araújo.
 
Além de transformar as multas dos TAC’s em investimentos nos hospitais, existe a ideia de se criar os selos “Empresa Amiga da Saúde”, para pessoas jurídicas, e “Amigo da Saúde” para pessoa física. Assim que o projeto for encaminhado para análise do Legislativo, o Ministério Público fará uma articulação nas audiências para que as multas dos TAC’s sejam direcionadas às unidades de saúde. “Isso é possível e não será difícil em razão da relevância da iniciativa. A ideia é que possamos direcionar parte destes recursos para readequar e melhorar a rede hospitalar”, explicou o promotor da Saúde, André Araújo.
 
Pacto pela Saúde
 
Durante a reunião, a secretária Renilda Costa lembrou que o Projeto “90 dias pelo HE” é parte do Pacto pela Saúde feito em setembro do ano passado, na Justiça Federal, quando os entes públicos se uniram em prol do setor. “Melhorar o sistema público de saúde é um compromisso de todas as esferas do poder público. Destinar os recursos dos TACs para a saúde vai ajudar muito nesse processo”, ressaltou a secretária, que finalizou dizendo que a ação não deve ser apenas pontual, mas deve provocar discussão envolvendo a União, os Estados e os Municípios.

Deixe seu comentário


Publicidade