Última Hora

Posse do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial aco

A Prefeitura de Macapá dará posse, nesta sexta-feira, 29, às 16h, no CEU das Artes, Infraero II, aos membros da primeira gestão do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Macapá, para o biênio 2015/2016.


O presidente eleito, Maycon Magalhães, Maico Magalhães, revelou na manhã de hoje, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), que esse é o primeiro conselho de igualdade racial da Amazônia: “Graças à sensibilidae do prefeito Clécio Luís, no sentido de ouvir e governador com a sociedade civil estamos avançando muito nas políticas sociais e de inclusão”.

Segundo Maycon, as perpectivas de avanços nas políticas sociais são boas: “Hoje o Conselho está consolidado, cujo processo iniciou no mês passado, com a eleição dos conselheiros. Estou muito feliz e otimista quanto ao futuro da nossa gestão. Quero deixar bem claro que o cargo de conselheiro não é remunerado, trata-se de um trabalho voluntário, o que nos dá a certeza de que as pessoas que se candidatarem à sua composição estão realmente dispostas a ajudar o prefeito a formular políticas para o setor. Hoje é dia de festa, cada conquista de um segmento deste representa uma vitória espetacular, principalmente porque cercade 60% da população do Amapá é de negros. Por isso aproveitamos o espaço para convidar a todos os segmentos sociais para prestigiar a posse”.

Criado pela Lei Complementar nº 083/2011-PMM, de 06 de outubro de 2011, o conselho é um órgão colegiado de composição paritária (o número de representantes da sociedade civil é igual ao número de representantes governamentais: são 9 eleitos e 9 da livre indicação do Prefeito), consultivo, propositivo e fiscalizador, vinculado ao Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

Conforme explicou Maycon, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Macapá atuará na formulação, promoção e controle da execução de políticas públicas municipais que contemplem e assegurem a igualdade racial, por meio da inserção social, econômica e político/cultural em todos os setores, garantindo ainda os direitos, assistência e atendimento especializado em casos de discriminação.

A programação de posse dos membros contará com apresentações artísticas de grupos de capoeira, samba, gafieira, hip-hop, toada, rodas de Marabaixo e recital de poesias.


Deixe seu comentário


Publicidade