Última Hora

Professor faz greve de fome para a esposa ser operada no HCal

Paulo Rogério está acorrentado em frente ao hospital, no Centro de Macapá



Um homem amanheceu acorrentado em frente ao Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCal), em com o objetivo de chamar a atenção das autoridades para que sua esposa, Josiê da Luz de Matos, de 36 anos, seja submetida a cirurgia para retirada de um tumor que está ameaçando os rins. Ela está internada no hospital desde o dia 3 de dezembro.

De acordo com Paulo Rogério, que é professor, a cirurgia já foi marcada duas vezes durante o mês. Ele reclamou que a cirurgia de sua esposa foi preterida por outros casos de menor gravidade. “Outros casos receberam prioridade, talvez até mesmo por indicação de políticos”, acusou. Ele explicou que a última estava prevista para o dia 23, mas foi desmarcada pela direção do HCal, sob a alegação de falta de leito na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo os médicos, a cirurgia não pode ser feita sem a garantia de vaga na UTI por se tratar de um procedimento de alto risco.

“Eu não queria fazer isso, mas a greve de fome é uma atitude extrema necessária. Eu sei que isso não é bom para o Amapá, mas eu não tenho outra saída. Minha esposa está sofrendo muito e precisa urgentemente ser operada. Não se trata de um ato político partidário, eu não tenho partido, eu sou um cidadão, minha esposa é uma cidadã. Somos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e temos direito a um tratamento digno. Eu só vou colocar um fim à greve depois que o problema for resolvido”, desabafou o professor.
 
Providências
Ouvida pela reportagem, a direção do HC, afirmou que ainda não tinha conhecimento do problema: “Sempre que somos procurados por pacientes ou familiares são adotadas imediatamente as providências cabíveis. Fui informado desse problema só agora, e já mobilizamos nossa equipe para ouvir do médico, o doutor Olavo, o quadro real da esposa do professor Paulo”, explicou o médico Marcos, diretor do HCal.

Sobre a acusação feita pelo professor, de que teriam priorizados outros casos por suposta indicação de políticos, o diretor retrucou: “Fomos informados que a paciente não foi cirurgiada a primeira vez porque o rim dela voltou a funcionar normalmente e adiamos o procedimento, por falta de leito na UTI; resolvemos, então, esperar um pouco para ver as condições do órgão (rim); após, o medico marcou novamente a cirurgia, mas no intervalo entre a medicação e os procedimentos de hemodiálise e cirúrgico, mais uma vez não havia leito disponível, mas clinicamente a paciente estava bem e, claro, aqui nos HCal e no HE (Hospital de Emergências), temos que priorizar os casos mais graves, isto é, aqueles que apresentam iminente risco de morte. É isso que priorizamos, ao contrário do que afirmou o professor Paulo”.

O diretor garantiu que, após o médico da esposa de Paulo for ouvido, todos os procedimentos serão adotados, inclusive submetendo-a a cirurgia, se for o caso. “Na atual gestão a situação do hospital melhorou muito, tanto que pegamos o HCal com apenas quatro leitos da UTI funcionando, e hoje são dez, mas a demanda é muito grande, porque atendemos pacientes de todo o estado e ainda das Ilhas do Pará. E com relação a esse caso vamos resolver com a urgência que o caso requer”, prometeu.
Em Nota, a Sesa esclarece:
Com relação ao caso do professor Paulo Rogério Dias do Vale, que protestou na manhã desta terça-feira, 5, em frente ao Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), para a realização de uma cirurgia da esposa Josie da Luz de Matos, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que o procedimento para retirada de um tumor próximo aos rins está agendado para acontecer na manhã desta quarta-feira, 6.
O caso
A paciente foi internada no dia 3 de dezembro na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Uncacom), com cirurgia agendada para o dia 7 do mesmo mês. No dia 4 de dezembro foi encaminhada para um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), onde foi submetida a um procedimento de implantação de cateter e hemodiálise.
 
Com a melhora no funcionamento dos rins a cirurgia marcada para o dia 7 foi suspensa e remarcada para o dia 21, porém na ocasião não havia leito disponível.

Deixe seu comentário


Publicidade