Última Hora

Projeto Captação de Talentos quer identificar atletas em todo o Amapá

Às vésperas das Olimpíadas 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, já está em pleno andamento, desde o dia 5 deste mês, o projeto social Captação de Talentos Esportivos, desenvolvido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado, Desporto e Lazer (Sedel).


Através de uma parceria com um shopping da Zona Sul de Macapá, a intenção é identificar atletas em diversas modalidades e com isso, cumprir com o papel social de fortalecer o desporto local.
 
Na abertura do projeto, que ocorreu nas dependências do shopping, o tênis de mesa foi a atração. Contando com o apoio da Federação Amapaense de Tênis de Mesa (FTMA), centenas de meninos e meninas, de 7 a 12 anos, que residem em bairros como: Zerão, Universidade e Congós, participaram das aulas da modalidade que contaram com a presença do técnico cubano Pavel Oxamendi.
 
Segundo Alan Cardoso, que preside a FTMA, a iniciativa é louvável, tendo em vista os inúmeros talentos locais. “Sabemos que o Amapá possui vários potenciais que estão espalhados em diversos bairros e cidades. Sendo descobertos por meio desse projeto, ganha o atleta, o Estado e o Brasil, que terá uma potência no futuro”, disse.
 
Na segundo fase do projeto, que ocorreu no último final de semana, foi a vez do Taekwondo, modalidade em que o Amapá vem despontando no cenário internacional com o atleta Venilton Torres, tendo o apoio incondicional do GEA. O amapaense vai em busca da vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro no próximo dia 18, quando disputa a seletiva nacional. No evento, ele serviu de inspiração para a garotada que esteve presente. A pequena Luana Siqueira afirmou que, a partir de agora, vai treinar bastante para ganhar medalhas.
 
“Eu gostei muito e sei que, se eu treinar bastante, vou conseguir ganhar medalhas. Vou comprar a minha roupa e começar”, afirmou a garota.
 
Ainda estão previstas oficinas para identificar talentos as modalidades Judô e Boxe. De acordo com Edinoelson Trindade, secretário de Desporto e Lazer, a parceria com a iniciativa privada é fundamental. Segundo ele, buscar os talentos nos mais distantes locais – se referindo à periferia da cidade –, ajuda a identificar atletas e paratletas que, muitas vezes, estão escondidos.
 
“Vejo como importantíssimo o projeto Captação de Talentos Esportivos. Uma demonstração de que o Governo do Estado, a iniciativa privada e as federações estão no caminho certo. Somente nas duas primeiras fases, com o tênis de mesa e o taekwondo, vários garotos e garotas se sentiram motivados. Vamos continuar com essa parceria e é certo que os resultados já começaram a aparecer”, finalizou.

Deixe seu comentário


Publicidade