Última Hora

Soldado do Exército é preso suspeito de envolvimento em assaltos

Com a prisão do soldado do Exército e dos outros dois homens a polícia espera chegar ao restante da quadrilha


O soldado do Exército Brasileiro Dean Elvis Alvides Feitosa, que atua no destacamento de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, foi preso pela Polícia Civil na sexta-feira, 23, com mais dois homens suspeitos de envolvimento em mais de vinte crimes de furto e roubo na cidade fronteiriça, distante 590 quilômetros da capital, Macapá.

De acordo com o delegado Charles Correa, presidente do inquérito que investiga uma organização criminosa responsável pelos crimes, além do soldado foram presos um ex leiturista da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), identificado como Paulo Afonso Navegantes da Costa e Wemerson Mirelli Furtado, o ‘Jordi’.

“Havia uma série de crimes de furto e roubo, inclusive, com elementos encapuzados e que agiam, segundo as vítimas, com extrema violência. Com base em vários depoimentos conseguimos identificar os suspeitos. Na manhã de sexta-feira fomos até o quartel do Exército, em Clevelândia do Norte, onde comunicamos aos superiores do soldado de que ele seria preso pelos crimes praticados. Pedimos que ele fosse apresentado no Ciosp para evitar constrangimentos. Porém, o soldado só foi apresentado no final da tarde”, disse Charles.

Em depoimento o militar negou envolvimento no esquema afirmando que tinha álibis que comprovariam que ele não cometeu crime algum, porém, os outros dois elementos presos já haviam delatado a participação do soldado nos crime.

De acordo com a Polícia Civil, Paulo Afonso – que havia sido desligado das funções da CEA há duas semanas – era o responsável pelo levantamento de informações dos imóveis que seriam alvo dos criminosos.

“O Paulo se utilizava da função de leiturista para identificar imóveis fechados onde os donos estavam viajando. Ele fazia a radiografia da residência, observava o melhor local para acessar as casas e repassava essas informações para o restante dos criminosos. Na manhã desta sexta-feira um senhor que havia acabado de chegar do garimpo veio ao Ciosp comunicar que a casa dele havia sido arrombada e que vários objetos foram subtraídos. Havia testemunhas desse crime que reforçaram a participação do militar e das outras pessoas. Conseguimos localizar, inclusive, parte do material furtado em uma área de mata. Eram dois televisores de led”, revelou o delegado.

Com a prisão do soldado do Exército e dos outros dois homens a polícia espera chegar ao restante da quadrilha. As ocorrências registradas devem fundamentar ainda mais o inquérito que apura os crimes praticados pela organização criminosa.

Como é militar, Dean Elvis foi mantido preso no quartel do Exército que deverá instaurar um procedimento disciplinar que pode resultar na expulsão do soldado das fileiras da corporação. Os outros dois homens permaneciam presos no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Oiapoque.


Deixe seu comentário


Publicidade