Última Hora

Teles Júnior afirma que restrição de créditos consignados é ilegal

Secretário Adjunto da Saúde diz que repasses do governo estão sendo atualizados


Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 05, ao programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), o titular da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) Antônio Teles Júnior afirmou que os repasses do Governo do Amapá (GEA) estão sendo atualizados junto às instituições financeiras, e alertou que a restrição de renovação de financiamentos pelos bancos é ilegal. A declaração dele foi dada em resposta a reclamação de uma ouvinte, de prenome Antônia, servidora da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que teve negada a renovação de um empréstimo pelo Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), em Macapá.

“Seu Luiz Melo, por favor, peço ao senhor que fale com o Secretário Teles Júnior, para que ele explique o que está acontecendo. Todos os meses a parcela do meu empréstimo é descontada no meu contracheque, mas o banco alega que o Governo não faz o repasse. Estou tentando a renovação do meu empréstimo desde o mês de julho, que já está quase todo quitado, pelo menos no que diz respeito ao desconto em folha, mas o Bradesco se recusa a fazer a renovação porque o repasse não é feito. Já estou desesperada, porque preciso muito renovar o meu empréstimo por problema de doença”, apelou.

Acionado por telefone, Teles Júnior garantiu que os repasses estão sendo atualizados: “Inicialmente, quero dizer que os bancos não podem proceder dessa forma, isto é, não podem negar a renovação do empréstimo sob a alegação de inadimplência porque os repasses estão sendo atualizados. É sempre bom lembrar que nós pegamos o governo do três meses de atraso desses repasses, o que nos obrigou a fazer essa atualização, acabando por retardar um pouco os repasses subseqüentes, mas já estamos fazendo a atualização dos valores deste ano. Mas nós vamos entrar em contato com os bancos para normalizar isso”, prometeu.

Questionado pela bancada do programa se não estaria havendo desvio de finalidade desses recursos, Teles Júnior, que acumula o cargo de Secretário Adjunto da Sesa, retrucou: “De maneira nenhuma! Em nenhum momento há desvio de finalidade. Ao assumirmos a gestão nos deparamos com um déficit de R$ 45 milhões em consignados. O problema é fluxo de dinheiro, mas mesmo diante das dificuldades geradas pela crise econômica nós estamos conseguindo atualizar”.

Falta de gestão

A deputada estadual Cristina Almeida, do PSB, partido do ex governador Camilo Capiberibe contra-atacou: “É importante dizer a ele (Teles Júnior) para esclarecer a população. O correto não é simplesmente apontar um erro ocorrido atrás para justificar a falta de gestão para resolver o problema. É necessário deixar claro que, apesar do Camilo ter recebido um débito de R$ 64 milhões do governo anterior ao dele, nem por isso ele ficou apontando pra trás, mas, sim, resolveu o problema, atualizou todos os pagamentos e ficou pendente apenas o mês de dezembro, porque na reta final do governo a justiça bloqueou, impedindo o pagamento de todos os compromissos programados para o último mês de governo”.

Ao final, Cristina Almeida lançou um desafio: “Não posso admitir que não se fale a verdade. Proponho um debate com ele (Teles Júnior) no seu programa, Luiz Melo; ele como Secretário e eu como parlamentar, para discutirmos este e outros assuntos de interesse da população, com o objetivo de deixar tudo muito bem esclarecido”.

Já fora do ar, e no final do programa, o secretário não teve oportunidade de dizer se aceita ou não o desafio da parlamentar. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade