Última Hora

Termina o carnaval no Sambódromo; campeãs serão conhecidas na

Dez escolas dos grupos de acesso e especial desfilaram em duas noites, no Sambódromo de Macapá. Resultado oficial será anunciado na tarde desta quarta-feira, 18



Ousadia, alegria, mas também atrasos e decepções marcaram as duas noites de desfiles das escolas de samba do Amapá, no Sambódromo.

Boêmios

A atual campeã, Universidade de Samba Boêmios do Laguinho, fechou as apresentações por volta de 5h30 da manhã desta segunda-feira, 16. Na avenida, a escola do bairro moreno da cidade mostrou que deseja levar o bicampeonato e se apresentou como uma das favoritas.

A torcida lotou as arquibancadas para cantar o enredo que fez uma homenagem ao estado do Rio Grande do Sul. Com 13 alas e cerca de dois mil brincantes, um dos grandes destaques foi a bateria. Um show para quem assistiu de perto.

 

Emissários da Cegonha

No entanto, quem abriu a segunda noite de desfiles foi Emissários da Cegonha. Com 1,3 mil brincantes, a Emissários entrou na avenida Ivaldo Veras com cerca de 30 minutos de atraso e estourou 3 minutos do tempo regulamentar. O enredo da escola: “Hoje tem marmelada? Tem sim senhor. E o palhaço quem é?” fez duras críticas às desigualdades sociais e pregando o respeito entre os homens.

Piratas Estilizados

As sete maravilhas do mundo antigo e moderno foram retratadas pela escola Piratas Estilizados. A agremiação entrou no horário estipulado, mas precisou ‘correr’ no final da apresentação para não estourar o tempo. Apesar de iniciar o desfile dentro do horário, a evolução acabou comprometida pela apresentação da comissão de frente que ficou cerca de dez minutos em frente às cabines dos jurados. A escola precisou acelerar em determinados momentos para não estourar o tempo. Apesar disso, ‘Piratinhas’ fez um bom desfile.

Unidos do Buritizal

Campeã do grupo de acesso do ano passado, a Unidos do Buritizal levantou as arquibancadas com o enredo homenageando o professor Leonil Amanajás, um decano da educação amapaense. A agremiação fez um ‘esquenta’ antes da saída, recordando grandes sucessos da escola. Um dos homenageados da noite foi Ivo Canuti, que se despede da entidade após 20 anos como intérprete oficial. Aos 78 anos de idade, Leonil Amanajás saiu no último carro da escola.

Piratas da Batucada

Em busca do 18 º título, Piratas da Batucada passou pela avenida do samba com cadência, beleza, harmonia e muita riqueza de detalhe nas alas, mostrando que é uma das favoritas ao título. A escola retratou o mundo encantado dos contos de fada. O que levantou as arquibancadas foi o show à parte da bateria do mestre Renatinho. Além de manter a cadência, os mais de 200 ritmistas fizeram paradinhas, trocaram de roupa na apresentação, demonstrando total dedicação ao projeto do Piratão. A comissão de frente também foi um dos destaques. Piratas da Batucada foi a penúltima escola do grupo especial a se apresentar.

 1ª noite

 No sábado, 14, a primeira escola a se apresentar foi a santanense Império do Povo. A agremiação entrou na avenida com 45 minutos de atraso. A falta de um guindaste para erguer os destaques dos carros alegóricos teria ocasionado o atraso, mas a escola não será penalizada por isso, já que a culpa teria sido da organização do desfile.

A grande decepção da escola foi o abandono dos integrantes da comissão de frente minutos antes da apresentação. Eles teriam alegado falta de pagamento. A comissão de frente é um dos principais quesitos avaliados pelos jurados. Com isso, a escola terá as notas zeradas. O RE-PA foi o enredo da agremiação, fazendo menção ao maior clássico do futebol nortista (Remo e Paysandu).

A escola também não conseguiu levar os cerca de 1,2 mil brincantes esperados, o que fez com que as últimas alas ficassem dez minutos na dispersão para atingir os 60 minutos mínimos. Mesmo assim, a escola não atingiu o tempo, com os portões sendo fechados aos 59m47s.

 

 Solidariedade

Único desembargador genuinamente amapaense, Gilberto Pinheiro foi cantado em verso e prosa no enredo da Solidariedade, a ‘Soli’. A escola passou como favorita do grupo de acesso. Com cerca de 800 brincantes, a agremiação retratou a trajetória do garoto humilde, da roça, que se tornou desembargador.

Apesar de ter lugar garantido em um dos carros alegóricos, Gilberto Pinheiro desfilou de pés no asfalto, ao lado de outros membros da Corte do Judiciário, como a juíza Elayne Cantuária e a desembargadora Stella Ramos.

 

Embaixada 

Com o enredo ‘Na Embaixada o bicho pega, acredite é chique ser brega’, a Embaixada de Samba Cidade de Macapá fez um desfile cadenciado para se manter no grupo especial. A escola apresentou em 12 alas a cultura brega, o ritmo                                                                        musical que se identifica com as regiões Norte e Nordeste.

Na comissão de frente, os dançarinos estavam caracterizados como artistas de grande nome na música nacional, como Wanderley Andrade, Reginaldo Rossi, Falcão, Calypso, Gabi Amarantos, Os Cabuçus e até mesmo o rei Roberto Carlos que adotou e disseminou o estilo brega através de parcerias como a feita com o cantor Reginaldo Rossi, considerado um dos precursores do gênero musical.

 

Império da Zona Norte

Água, fogo, terra e ar foram destacados no enredo de Império da Zona Norte. O objetivo era retratar a relação do ser humano com a natureza desde os primórdios do universo, no entanto, os carros alegóricos e fantasias não conseguiram repassar essa mensagem. A escola também enfrentou problemas com o atraso de 17 minutos na abertura do desfile. A escola fez um desfile razoável, na avaliação dos especialistas ouvidos no Sambódromo.

 

Maracatu da Favela

‘Verás que um guerreiro verde-rosa não foge à luta’ foi o enredo levado para a avenida pela Maracatu da Favela. A verde e rosa foi a última escola a se apresentar na avenida do samba na primeira noite de desfiles. O enredo foi uma analogia aos grandes guerreiros e personagens das histórias em quadrinhos e desenhos animados que conquistaram o mundo. Na comissão de frente vieram o Capitão América, Homem de Ferro, Incrível Hulk e Thor.

A apresentação foi uma das mais ovacionadas. A agremiação teve destaque no quesito harmonia. A bateria do mestre Mistura Fina foi um show, iluminada pela rainha Neyelle Vales.

O resultado do carnaval 2015 será divulgado na tarde de quarta-feira, 18, no Sambódromo. Um esquema especial de segurança foi montado para evitar qualquer tipo de conflito entre as torcidas que devem lotar a avenida do samba.

A divulgação do resultado será transmitida, ao vivo, pela Diário 90,9FM e pelo Portal Diário WWW.diariodoamapa.com.br


Deixe seu comentário


Publicidade