Última Hora

Traficante amapaense presa no Pará é recambiada

Elen Helmer chegou à Macapá na tarde desta quarta-feira, 27. Ela era a dona dos 155 kg de crack apreendidos no início do ano



 

A traficante Helen Elmer Oliveira Melônio, 34 anos, foi recambiada de Belém (PA) para Macapá na tarde desta quarta-feira, 27. O avião comercial pousou no Aeroporto Internacional da capital amapaense às 17h20.

Elmer veio escoltada por agentes da Polícia Civil do Pará. Ela foi levada direto para uma viatura da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) estacionada no portão de cargas da Infraero. De lá seguiu para a Polícia Técnico Científica (Politec), onde passou por exame de corpo de delito e seria transferida em seguida para o presídio feminino.

A mulher foi presa em fevereiro deste ano durante o desdobramento de uma operação da DTE que apurava um esquema interestadual de tráfico de drogas. No dia 11 de fevereiro passado, agentes da Delegacia de Entorpecentes fizeram a maior apreensão de drogas da história do Amapá. No total, 155 quilos de crack foram apreendidos em uma chácara à margem do rio Amazonas, na área rural do município de Santana.

Cerca de três dias depois a traficante foi presa na Ilha de Mosqueiro, em Belém (PA), onde mantinha um hotel que, segundo a polícia, servia como fachada e para lavar o dinheiro da droga. Naquele mesmo dia a polícia prendeu Benedito Paiva Mendes

Por ocasião da apreensão e prisões, o delegado Marko Scaliso, que estava à frente das investigações, afirmou que Helen Elmer era a chefe da quadrilha. “Foi apurado que ela é a patroa do esquema. Assumiu o lugar do marido, Wagner Melônio, depois que ele foi preso e transferido para um presídio federal em Catanduvas (PR). O outro preso atuava como tesoureiro da quadrilha. É uma rede muito grande, mas que estamos conseguindo desatar”, disse o delegado Scaliso.

Esquema
Segundo apontam investigações, a mulher contratava lanchas particulares para fazer o transporte da droga entre Santarém (PA) e Santana (AP), de onde havia a distribuição para o restante do estado, principalmente a capital, Macapá.
Benedito Paiva foi preso na casa dele, no bairro Remédios II, em Santana. Um terceiro elemento identificado como Natal Pinheiro de Lima, que seria o gerente do esquema, está foragido. No dia da apreensão dos 155 kg de crack a polícia prendeu o armazenador Antenor Silva Picanço. A droga estava avaliada em mais de R$ 2 milhões.


Deixe seu comentário


Publicidade