Turismo

Turismo: festival de pesca esportiva leva lazer e incentiva empreendedorismo no município de Porto Grande

Torneio Rei do Rio acontece neste final de semana com apoio do Governo do Amapá.


Foto: Maksuel Martins

Nesta sexta, 26, acontece o 1º Mega Torneio de Pesca Esportiva Rei do Rio, no município de Porto Grande. O evento segue até sábado, 27, e reúne mais de 100 pescadores por meio de um esporte que abarca o turismo sustentável. O festival conta com o apoio do Governo do Amapá, através das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Meio Ambiente (Sema).

A abertura do festival acontece a partir das 19h desta sexta-feira, na orla da cidade de Porto Grande. Além da competição, o evento também conta com feira de artesanato e gastronomia em uma estrutura de 20 tendas disponibilizadas pela Sete, buscando incentivar o empreendedorismo e fomento local. Apresentações culturais também fazem parte da programação, um dos artistas será o cantor Cley Santos.

A pesca esportiva é vista como esporte ou hobby, podendo ser praticada no mar, em rios, lagos ou criatórios comerciais. A modalidade busca fisgar o peixe não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Assim, os animais  são devolvidos ao seu habitat sem nenhum dano. Os competidores realizam os pesos e medidas do peixe, fotografam e o devolvem à água.

Segundo o organizador do Rei do Rio, William Rocha, o evento é de grande importância para o caminho turístico que o Amapá trilha atualmente, colocando o estado na rota de pesca esportiva nacional e internacional.

“Ressaltamos o turismo sustentável e queremos promover ainda mais essa prática. Temos um grande potencial, principalmente aqui em Porto Grande, sendo o único lugar no Brasil em que é possível pescar o ano todo. E, além disso, vamos levar fomento e oportunidade de trabalho ao povo portograndense”, relata o empresário.

O Amapá tem ganhado visibilidade com a pesca esportiva, atraindo competidores e também admiradores da prática. Neste festival, estará presente a equipe do programa Remos e Rumos, da Fish TV, que busca por lugares em todo o Brasil com potencial para a pesca esportiva.

O torneio conta com 110 inscritos, que competirão por prêmios, através de modalidades diversas em embarcação ou caiaque. A programação seguirá todos os protocolos sanitários referentes a covid-19 determinados pelo decreto vigente.

O Governo do Amapá tem apostado na pesca esportiva como atrativo turístico, reconhecendo o potencial da prática para atrair turistas e fomentar o comércio local. A Setur tem estruturado parcerias em conjunto com outras instituições e empresas para que o estado esteja na rota turística do esporte, além de se preocupar que a comunidade empreendedora esteja capacitada para receber o turista, promovendo cursos como “Condutor de visitante local” e “Atendimento ao turista”.


Deixe seu comentário


Publicidade