Douglas Lima

Inseminação artificial

Mercado de genética cresce no Pará com adoção de novas tecnologias. Com mais de 20 milhões de cabeças de gado, o Pará vem ampliando os investimentos em inseminação artificial para atender a forte demanda, inclusive do exterior, por bezerros e carne de qualidade. O estado fechou 2017 com aumento de 4% no número de vacas […]


Mercado de genética cresce no Pará com adoção de novas tecnologias. Com mais de 20 milhões de cabeças de gado, o Pará vem ampliando os investimentos em inseminação artificial para atender a forte demanda, inclusive do exterior, por bezerros e carne de qualidade. O estado fechou 2017 com aumento de 4% no número de vacas inseminadas e as vendas de doses de sêmen também cresceram. Na central de inseminação Semex Brasil, o total de doses vendidas teve elevação de 10% e nos primeiros meses de 2018 já ultrapassaram 15%. “O Pará é uma região de grande potencial para a pecuária de corte. Os pecuaristas vêm aderindo cada vez mais ao cruzamento industrial entre raças taurinas e zebuínas e adotando tecnologias para tornar o sistema de produção mais eficiente e rentável. Em 2018, a expectativa é de um salto ainda maior no volume de doses de sêmen comercializadas na região”, assegura Fabrício Molina Pereira, médico veterinário e representante da Semex Brasil no Pará, uma das maiores empresas de genética bovina do mundo.

 

Mal coletivo

Carl Gustav Young foto), o criador da psicologia analítica, revela que quanto mais se fala de algo, esse algo impregna na consciência coletiva, e como que sem perceber todos estão praticando aquele algo. É o que ocorre no Brasil. Falo do Brasil, só pra localizar meu comentário, mas acontece no mundo inteiro. Nunca a mulher brasileira apanhou tanto como agora na era da Lei Maria da Penha. Nunca tivemos tanto menores de idade marginais como desde quando vigora o Estatuto da Criança e do Adolescente. Quanto mais se fala e se faz campanha contra as drogas, mais o uso de drogas se dissemina. E assim vai. Então vamos falar de amor, misericórdia e perdão, porque se isso fizermos, mais e mais pessoas terão essas virtudes.

 

Sabedoria e graça
Em 4 de abril de 1968, o líder norte-americano dos direitos civis Martin Luther King Jr. foi assassinado, deixando milhões de pessoas iradas e desiludidas. Em Indianápolis, uma multidão majoritariamente afro-americana se reuniu para ouvir Robert F. Kennedy falar. Muitos ainda não sabiam da morte de King: Kennedy teve de dar a trágica notícia. Ele pediu calma, reconhecendo não apenas a dor deles, mas seu próprio pesar permanente pelo assassinato de seu irmão, o presidente John F. Kennedy.

Então, ele citou uma variação de um antigo poema de Ésquilo (526–456 a.C.): Mesmo em nosso sono, uma dor inesquecível goteja sobre o coração até que, em nosso próprio desespero, contra a nossa vontade, vem a sabedoria por meio da formidável graça de Deus.

Essa declaração é notável. E diz que a graça de Deus nos enche de temor e nos dá a oportunidade de crescer em sabedoria nos momentos mais difíceis da vida.

Tiago escreveu: “Se […] algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera: e ser-lhe-á concedida” (1:5). E afirma que essa sabedoria é cultivada no solo da dificuldade (vv.2-4), pois ali não só aprendemos da sabedoria de Deus, mas descansamos em Sua graça (2 Coríntios 12:9). Nos momentos mais sombrios da vida, encontramos o que precisamos nele. As trevas das provações só fazem a graça de Deus resplandecer ainda mais. — Bill Crowder


Deixe seu comentário


Publicidade