Heraldo Almeida

A influência da cultura na formação do cidadão


Mais do que uma característica essencial de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento principal que difere uma nação de outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”. Partindo desse princípio, percebemos que se trata de uma herança acumulada ao longo dos anos, e que deve ser preservada.
Cada pessoa pertencente a uma determinada nação agrega valores culturais, os quais a levarão a fazer ou expressar-se de forma específica. Esse mecanismo de adaptação é um dos principais elementos da cultura, e torna-se ainda mais importante quando se alia ao fator cumulativo. As modificações que se desenvolveram e que foram trazidas por uma geração passam para a geração seguinte, e se implementam ao melhorar aspectos para futuras gerações.
Durante muito tempo, o termo cultura foi estudado e acabou sendo dividido em algumas categorias: Cultura segundo a Filosofia: trata-se de um conjunto de manifestações humanas, de interpretação pessoal, e que condizem com a realidade. Cultura segundo a Antropologia: o termo deve ser compreendido como uma soma dos padrões aprendidos, e que foram desenvolvidos pelo ser humano. Cultura Popular: associa-se a algo criado por um determinado grupo de pessoas que possuem participação ativa nessa criação. Música, arte e literatura são exemplos que podem ser utilizados.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Entretanto, é necessário lembrar que essa percepção individual tem grande influência por parte do grupo. As escolhas selecionadas ou valorizadas pelo grupo tendem a ser selecionadas na percepção pessoal. Além disso, a cultura possui quatro processos que têm participação ativa na influência do indivíduo:
O Agente Cultural: Seja qual for a forma de expressão artística que ele promove, trata-se de alguém que se sente valorizado pelo que é capaz de fazer e, mesmo na velhice, é muitas vezes procurado para transmitir seus conhecimentos aos mais jovens. O Propagador Cultural: É aquele que não cria, mas que valoriza e ajuda a difundir determinados tipos de arte. Muitas vezes, dedica sua vida a esse propósito. Dentro desse grupo, estão incluídos os indivíduos que compram e comercializam produtos culturais. O Espectador Cultural: Grupo formado por pessoas que não criam e nem difundem a arte, mas que são apreciadores do gê ;nero e que se identificam com outros de pensamento semelhante. Um exemplo do gênero e que pode ser citado é a formação dos fã-clubes, que interagem entre si promovendo o ídolo de diversas maneiras. O Alienado Cultural: Trata-se de alguém ou determinado grupo que denuncia as formas de expressão cultural. Presente muitas vezes em regimes ditatoriais, evidencia a exclusão social e oprime movimentos artísticos menos poderosos mas, nem por isso, com menos influência na sociedade. (www.institutofilantropia.org.br)

 

MPA

Projeto MPA (Música Popular amapaense) encerra sua temporada de 2016, na sexta, 16, com mais de 30 artistas cantando o Amapá com uma linguagem bem regional amazônica.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 21h. Informações: 98139-4322 e 99139-8982.


Mundial

Cidade do Rio de Janeiro recebe título de Patrimônio Mundialda Unesco. Reconhecido pela beleza da paisagem e alegria do povo.
Cerimônia de entrega oficial aconteceu na terça, 13, no Parque Nacional da Tijuca (RJ), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (www.cultura.gov.br).


Seminário

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados organizou, na terça, 13, o Seminário Nacional de Cultura, em Brasilia.
Quatro temas foram debatidos: Dimensão Global: A importância da cultura para o Brasil; Dimensão Econômica: A cadeia produtiva da cultura e seu financiamento; Dimensão Cidadã: A cultura como instrumento de transformação e Dimensão Estética: Uma política para a arte. (www.cultura.gov.br).


Agenda

Show de Lia Sophia “Voz e Cordas”, dia 23 de dezembro, no Vitruviano, às 22h. Um presente de natal.
Av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado (atrás da Assembleia Legislativa. Informações: 98122-4919. (mesas limitadas).

 

Pintura

Galeria de Artes Samaúma vai realizar uma programação nos dias 16, 17 e 18 de dezembro em sua sede, no Araxá.
Será uma exposição coletiva com obras de vários artistas plásticos, durante o dia todo.

 

Louvor

Laura do Marabaixo tirou nota 10 com louvor em seu TCC, com temática sobre a cultura negra do Marabaixo amapaense. Parabéns, “parenta”.

 

Promessa

Mais um ano findando e os artistas na expectativa de que em 2017 tenham grandes projetos de valorização da arte feita em casa.

 

Instrumental

Nesta quinta, 15, tem música instrumental de qualidade no Norte das Águas, com o Quinteto Amazon Music na coordenação de Finéias Nelluty.
No Complexo Marlindo Serrano (Araxá), a partir das 21h.