Quadrinhos do Capitão Açaí homenageiam Macapá em edição especial pelos seus 268 anos
O super-herói amazônico, criado pelo artista Ronaldo Rony, presta uma homenagem à capital do Amapá por meio de uma história em quadrinho (HQ) exclusiva, que será distribuída nas agências de atendimento de Macapá e ficará disponível para download nos canais oficiais da empresa Equatorial

Grupo Equatorial e o artista Ronaldo Rony se uniram para celebrar a data com a criação de uma história especial do super-herói amazônico. As HQs serão distribuídas gratuitamente e estarão disponíveis para download.
Para celebrar o aniversário de Macapá no próximo dia 4 de fevereiro, o Grupo Equatorial Amapá traz o Capitão Açaí para uma aventura especial. O super-herói amazônico, criado pelo artista Ronaldo Rony, presta uma homenagem à capital do Amapá por meio de uma história em quadrinho (HQ) exclusiva, que será distribuída nas agências de atendimento de Macapá e ficará disponível para download nos canais oficiais da empresa.
Autor e sua criação
Reconhecido por transformar o cotidiano amazônico em arte, Ronaldo Rony atua há mais de 40 anos como cartunista, quadrinista, ilustrador e contador de histórias. É dessa trajetória que nasce o Capitão Açaí, um personagem que traduz o jeito nortista de ser: simples, resiliente e profundamente conectado à terra. Um herói que, segundo seu criador, se parece com o povo de Macapá e que encontra sua força no açaí e no amor pela cidade.
A HQ comemorativa foi pensada especialmente para o aniversário da capital e propõe uma reflexão sobre presente e futuro. Ao longo da narrativa, o Capitão Açaí percorre cenários conhecidos da cidade e dialoga com temas essenciais, como o consumo consciente de água e energia, a importância de evitar ligações clandestinas e o cuidado com a rede de esgoto, reforçando atitudes que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
A história também evidencia investimentos estruturantes realizados pelo Grupo Equatorial, por meio da CEA Equatorial e da Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, que impactam diretamente a qualidade de vida da população de Macapá. Entre eles, a Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, fundamental para garantir segurança hídrica à cidade e a sua iluminação cênica com lâmpadas de LED.
Outros pontos destacados na HQ são a Subestação São José, localizada na área central de Macapá, que abriga em seu muro as pinturas do artista plástico Jeriel Luz, que une arte urbana e infraestrutura energética, além da iluminação da Fortaleza de São José, refeita pela CEA Equatorial, valorizando um dos principais patrimônios históricos da capital.
Mais do que uma homenagem, a edição especial do Capitão Açaí reforça a relação entre cidade, pessoas e serviços essenciais. Ao unir arte, educação e informação, o projeto reafirma o compromisso do Grupo Equatorial com Macapá e com o desenvolvimento da capital.
“Macapá é rio, é história, é energia. Essa edição traz dicas valiosas de como nós podemos cuidar melhor do lugar onde vivemos, pensando no futuro e garantindo que tenhamos uma cidade bem cuidada”, afirme Ronaldo Rony.
As revistas impressas serão distribuídas nas agências do Grupo Equatorial em Macapá e a versão digitalizada está disponível para download. No link: Capitao-Acai_Ed.-Esp.-Aniversario-de-Macapa_2026.pdf
“Nos unimos à genialidade do Ronaldo como forma de presentear Macapá em seu aniversário. A cidade ganha uma obra exclusiva e dinâmica, que traduz o orgulho de ser nortista e a esperança de um amanhã mais sustentável. É o nosso Parabéns, Macapá”, concluiu Marcelle Nunes, executiva de Comunicação do Grupo Equatorial Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade



