Esportes

CBF divulga mudança para a Copa do Brasil de 2017

Agora, os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B estarão garantidos nas oitavas de final, bem como os participantes da Libertadores


A Diretoria de Competições da CBF divulgou as novidades que a Copa do Brasil terá a partir de 2017. A principal delas diz respeito à primeira e a segunda fase da competição, que passará a ter jogo único – até a atual edição, a partida de volta era disputada se a equipe visitante não vencesse por dois ou mais gols de diferença.

Com isso, as equipes de menor expressão poderão decidir a classificação jogando em casa. Entretanto, a renda do duelo será dividida em 60% para o clube classificado e 40% para o eliminado, diminuindo aos times menores a possibilidade de lucrar grandes quantias com os jogos.

Outra mudança diz respeito à fase de oitavas de final. Agora, os campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B estarão garantidos na etapa, bem como os participantes da Libertadores. A Chapecoense, que deve ser declarada campeã da Copa Sul-Americana após a tragédia de avião que matou 19 dos seus atletas na Colômbia, também deve herdar vaga direta nas oitavas.

Ao todo, a Copa do Brasil terá 91 clubes participantes, sendo 80 na primeira fase – 70 oriundos de campeonatos estaduais e 10 do Ranking de Clubes da CBF -, com oito fases.

Por ter sido campeão amapaense de 2016, o Santos será o representante do Amapá na segunda competição mais importante do Brasil que garante ao campeão vaga para a Copa Libertadores em 2018. Esta será a quinta participação seguida do peixe da Amazônia no torneio nacional. Neste ano a equipe foi eliminada na Vila Belmiro para o Santos-SP depois de conquistar heroico empate por 1 a 1 no estádio Zerão.


Deixe seu comentário


Publicidade