Nota 10

Projeto MPA encerra temporada 2016, nesta sexta

Hoje, são mais de 30 artistas de diversos segmentos que compõem esse movimento, fortalecendo o valor histórico da memória tucuju.


O Projeto da Música Popular Amapaense (MPA) está encerrando sua agenda de shows de 2016, nesta sexta, 16. Foram quatro meses de grandes espetáculos musicais, de setembro a dezembro. Durante esse período foram realizados quatorze shows, toda sexta-feira, com um artista a cada semana e esse convidando outros para dividir o palco. Em 2017 o retorno do Projeto MPA está previsto pra depois do carnaval.

A dinâmica do projeto tem três momentos: inicia com violão e voz, em seguida o show da agenda e seus convidados e finalmente o “Momento Lennon”, homenageando o antigo bar do Lennon, que existiu na década de 1980, na esquina da praça da bandeira (rua Gal. Rondon com a av: Iracema Carvão Nunes- Centro ), uma das principais referências dos artistas amapaenque cantavam a boa MPB.

É o segundo ano que o MPA está desenvolvendo esse projeto que é itinerante, e que já é reconhecido pelo público que ama a musicalidade amapaense, por seu estilo e temática, atualmente, como o maior movimento da música regional do Amapá com uma linguagem bem amazônica de cantar o que é nosso, feito em casa e valorizando a cultura artística tucuju. A referência desse projeto é a maior identidade cultural e mais autêntica manifestação do povo tucuju, o Marabaixo e o Batuque, razão da existência de ritmos e soares de tambores da floresta amapaense. A resistência da musicalidade feita às margens do rio Amazonas, o maior do mundo.

A necessidade de ter um local com muitos artistas juntos mostrando suas produções em um só lugar, fez com que fosse criado o Projeto MPA com o objetivo de valorizar, oportunizar e massificar o cancioneiro amazônico amapaense. Muitas gerações estão envolvidas nesse projeto que já está virando movimento musical.

A música é o principal motivo da existência do Projeto MPA, mas ela trouxe pra cena outras artes com o mesmo propósito, como: dança, poesia, literatura, artes plásticas, artesanato, etc. Todos os segmentos culturais do Amapá, que trabalham em suas artes a linguagem regionalizada, expressando sentimentos de nosso povo, estão dentro dessa receita artística musical. Essas artes estão expostas e são comercializadas no “Balcão Cultural”, espaço criado para valorizar todos os segmentos culturais representados dentro do projeto.

Hoje, são mais de 30 artistas de diversos segmentos que compõem esse movimento, fortalecendo o valor histórico da memória tucuju. Pois o grande objetivo é manter vivo o cantar da aldeia amapaense com tanta riqueza cultural que abastece os compositores e cantadores da beira desse imenso rio.

Nesta sexta, 16, será o encerramento da temporada 2016 do Projeto MPA, no bar “O Barril” (esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva), às 21h. Garantindo muita música com linguagem amazônica amapaense no ritmo do marabaixo, batuque, zouk, zankerada, samba, cacicó, lambada, carimbo, etc. O Projeto MPA recebe o apoio cultural do Sistema Diário de Comunicação, Prefeitura de Macapá, Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), Leal Eventos e Montagens, Estúdio Midas Live e do senhor Antônio Carlos.


Deixe seu comentário


Publicidade