Ponto e Vírgula

Boa sorte


 

 

Decapitado. O assaltante Andrei ‘Mourão’, de 50 anos, que comandou uma série de assaltos a bancos no Amapá, escapou do Iapen, e que foi preso em 2014 no Amazonas, está entre os presos decapitados em Manaus (AM) no dia 1º deste mês.

 

Audácia. Andrei Mourão comandou, no Amapá, o assalto a agencia do Santander, que funcionava dentro do comando geral da Polícia Militar do Amapá. A audácia do criminoso surpreendeu até mesmo a própria polícia.

 

Instalação. Os equipamentos de vigilância monitorada começaram a ser instalados nas escolas da rede estadual de ensino. O serviço vai ser implantado, inicialmente, em 135 unidades escolares de Macapá e Santana.

 

Projeto. A primeira escola a ter os equipamentos de monitoramento eletrônico é a Escola Estadual Prof. Rodoval Borges, localizada no bairro Fonte Nova, em Santana.

 

Mapa. A primeira etapa de implantação dos equipamentos será feita nas escolas que, de acordo com um estudo feito pela Polícia Militar do Amapá, apresentam maior vulnerabilidade. A Escola Rodoval Borges é uma delas.

 

Valores. São R$ 12,3 milhões investidos pelo governo. Os kits de vigilância que estão sendo instalados contam com circuitos de câmeras, de alarmes e de TV.

 

Seguro. O serviço inclui ainda cobertura de seguro patrimonial, manutenção e monitoramento 24 horas das escolas. A empresa Ativa System Brasil, do Grupo Ferreira Souza, é quem presta o serviço de vigilância monitorada.

 

Boa vizinhança? Residencial São José, no Buritizal, registra casos sérios de arrombamentos e furtos de objetos de apartamentos. É preciso se colocar ‘rédeas’ no local, sob pena de crimes ainda piores.

 

Tráfico. Largo dos Inocentes, atrás da igreja de São José, vem servindo apenas como ponto de encontro de usuários de drogas e traficantes. Droga é comercializada e usada a qualquer hora do dia ou da noite.

 

Alerta. Massacre que deixou cerca de 60 presos mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, revela a falência do sistema prisional no país. No Amapá, coisa não é diferente.

 

 

Positivo

Reforço. Ao fazer a troca de comando da Polícia Militar do Amapá, governador Waldez Góes entregou 30 novas viaturas para a PM.

 

Negativo

 

Abandono. Prédio de uma antiga loja, no Centro de Macapá, vem servindo apenas para encontro de usuários de drogas, e, sanitário. No cruzamento da avenida Padre Júlio com a rua Cândido Mendes, estrutura abandonada começa a deixar temerosa população.

 

 

Rapidinhas

  • Com apenas três casos em 2016, o Amapá foi o segundo estado do país com menos mortes violentas no sistema carcerário, tendo como com base as informações dos governos dos 26 estados e Distrito Federal.
  • Os números não incluem mortes por causas naturais e também são menores que o registrado no ano anterior, que terminou com cinco casos.
  • A quantidade do Amapá em 2016 é muito menor que a do Ceará, que teve 50 presos mortos no mesmo ano, o maior registro do país.
  • No Brasil, o número ficou em 379 e equivale a uma média de mais de um assassinato por dia.