Política

Amapá recebe encontro de governadores da Amazônia a partir do dia 26

Será a segunda vez que o Amapá sedia o encontro. Em 2009, os governadores reuniram em Macapá pela 6ª vez. Agora, será a 13ª edição do evento que está sendo coordenada diretamente pelo Gabinete Civil do governo amapaense.


12ª Reunião do Fórum dos Governadores - nove governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal durante reunião, em Belém, com o apoio de suas equipes técnicas, para traçar linhas de ação sobre diversos temas, incluindo o enfrentamento de desafios comuns, como o enfrentamento da crise, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a COP-21. O encontro é realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na foto, o governador do Pará Simão Jatene (ao centro falando) FOTO: CRISTINO MARTINS / AG. PARÁ DATA: 20.11.2015 BELÉM - PARÁ

O Amapá vai sediar o encontro da mais importante força-tarefa do Norte do país: o Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, o governador Waldez Góes (PDT) vai receber, em Macapá, governantes e gestores de oito estados que, juntamente com o Amapá, compõem a Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Eles vão debater problemáticas comuns e políticas públicas que podem ser desenvolvidas em conjunto para fortalecer o desenvolvimento da Amazônia e cobrar com mais força apoio e ações do governo federal.

No dia 26 ocorrem as discussões técnicas entre os secretários estaduais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, e gestores Infância e Adolescência. Eles irão se reunir em encontros fechados na Escola de Administração Pública (EAP) e na residência oficial do governo do Amapá.

O secretário Marcelo Creão, do Meio Ambiente e do núcleo de coordenação do evento, disse que nesta 13ª edição a novidade será o tema Segurança Pública, que ainda não foi tratado em conjunto pelo bloco amazônico. No dia 26 vão reunir os secretários de estado, comandantes das Polícias Militares e delegados gerais de Polícia Civil, além de outros profissionais da Segurança Pública.

“É um tema novo dentro do Fórum, mas um problema que perpassa por todos os estados amazônicos. O governador Waldez já havia conversado com outros governadores da necessidade de se trabalhar este tema mais em conjunto e agora o Amapá está puxando essas discussões”, analisa o secretário.

Já no dia 27, sexta-feira, no Ceta Ecotel, em Fazendinha, os governadores Waldez Góes (AP), Simão Jatene (PA), José Melo (AM), Flávio Dino (MA), Tião Viana (AC), Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Confúcio Moura (RO), e a governadora Suely Campos (RR) vão se reunir para debater e formatar, a partir das propostas decididas no dia 26, a carta do Amapá. O documento conterá as principais reivindicações e pautas conjuntas dos estados da Amazônia Legal. Ele será encaminhado ao Planalto.

“Os governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal estarão em Macapá para avaliar avanços das edições anteriores e estabelecer novas metas para uma agenda conjunta para o desenvolvimento da região amazônica. O fórum de governadores trabalha os indicativos de desenvolvimento para a Amazônia, num formato em que todos os governos e estados possam ser beneficiados”, avaliou Creão.


Deixe seu comentário


Publicidade