Douglas Lima

Prestação de serviços

A Justiça Itinerante Terrestre no Conjunto Macapaba é encerrada hoje no Centro Comunitário do Bloco 4 do residencial, das 8h às 12h. Moradores têm acesso a serviços jurisdicionais e essenciais.
A ação tem como meta levar serviços jurisdicionais e de cidadania, inclusive por meio de instituições cooperadas como a Caesa, Defensoria Pública, MP Comunitário e, especialmente, a Casa de Justiça e Cidadania do Tjap.


Impertinência

Sub judice é uma locução latina significando o que ou quem se encontra em mãos de um juiz ou tribunal, aguardando determinação judicial. Por que é assim, hem? Parece uma conspiração contra o povo, algo de cima pra baixo. Não fossem os resultados prisionais do Mensalão e o que está sendo a Operação Lava Jato, diria que as autoridades do país depõem contra a credibilidade popular, à revelia. Ora, quem está sub judice ou dependendo de determinação judicial vive uma condição suspeita. Tem gente que foi eleita em outubro passado que se encontra em mãos de juiz ou tribunal, mas exercendo o mandato. A Assembleia Legislativa, aqui do Amapá, deu posse ao presidente, sub judice. Agora vejam o drama maior dessa situação assembleiana: a autoridade que deu a liminar para o presidente dos deputados estaduais será a próxima presidente do Tribunal de Justiça, também sub judice. Quer dizer, de sub judice em sub judice a tarifa de ônibus da capital vai acabar outra vez sendo reajustada por determinação de juiz ou tribunal. E assim passará muito tempo, sub judice. Que locução latina mais impertinente! Daqui a pouco vou acabar sonhando com ela – sub judice.

Lá e cá

Assisti, ontem, a um vídeo sobre o Pará. Fiquei impressionado com o desenvolvimento desse estado, no qual nasci, hoje tendo o coração entregue ao Amapá.
Sobre a vizinha unidade federativa, o vídeo mostra a pujança da mineração, do agronegócio, do aproveitamento dos recursos naturais pela indústria, o incremento do turismo.
Lá, no Pará, tudo flui a contento. Os paraenses se dão ao luxo de avionar para a Guiana Francesa. Nós, aqui na fronteira com o departamento franco, não podemos fazer isso.
Tirando o vídeo, vi noticiário da Sudam informando que a autarquia liberou cem milhões de reais para a Amazônia. Dessa importância, apenas R$ 1,2 milhão para o Amapá.
Que a crise existe, isso é fato, mas o marasmo em que vivemos também é fato, sabe por quê? Por falta de liderança política.
De repente chego a pensar que o Amapá precisa, mesmo, é de uma liderança de choque, para sair da falta de oportunidade de emprego, renda, riqueza e melhores condições de vida.

Diferença
Urgência e emergência são termos comuns da medicina, mas qual a diferença entre eles? No hospital têm significados diferentes. Urgência é a ocorrência imprevista de agravo à saúde sem risco de morte em que o paciente necessita de assistência médica, quando existe uma situação e ela não pode ser adiada, precisa de tratamento médico para não agravar – luxações, torções, catapora e sarampo. A emergência é o agravo à saúde que implique em risco iminente de morte, exigindo tratamento imediato. Situação crítica que exige intervenção médica naquele momento – hemorragias e infarto. Para cada caso, existe uma opção de atendimento médico. Nos casos de menor gravidade, como dores leves, mal-estar, tosse, o paciente pode optar pelos postos de saúde ou até atendimento domiciliar. Nos casos mais graves, como pancada na cabeça, febre alta, dores no peito, é aconselhada ida ao pronto atendimento. Quanto aos casos de alta gravidade ou emergência, como acidentes de trânsito, ferimentos à bala, AVC, casos em que a vida fica em risco iminente, o paciente deve ser encaminhado imediatamente ao pronto socorro.


Deixe seu comentário


Publicidade