Cleber Barbosa

Paisagem


A paisagem urbana da bucólica cidade de Oiapoque nunca mais será a mesma com este verdadeiro cartão-postal sendo oficialmente entregue para circulação de veículos a partir de hoje. Uma obra de arte em concreto que contrasta com a exuberante floresta amazônica que temos.

História
Um dia que se propõe a ser histórico é esse sábado para os amapaenses, com a inauguração da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque. Por décadas o estado se viu isolado geograficamente do restante do país e essa ‘janela’ que se abre na verdade é para o continente.

Ligação
Sim, a ligação rodoviária que está sendo proporcionada nos permite sair de carro de Macapá e chegar até o Alasca, pela Rodovia Transpanamericana. Trata-se de um marco realmente para nosso desenvolvimento.

Passar
Tudo bem que pelo acordo celebrado entre o Brasil e a França ainda existem obras a serem concluídas por parte de nosso país, mas já era hora mesmo de liberar o tráfego na ponte, pronta a tanto tempo.

De moto
Piloto Mivaldo Paz, que recentemente protagonizou a promoção “Minha Viagem Inesquecível” do caderno de Turismo do Diário do Amapá já faz planos para viajar de moto para a região do Platô das Guianas.

Senão
Teve quem reclamasse dos atoleiros na BR 156, o que quase tira o brilho da festa. Existe uma empresa contratada para fazer a manutenção da via. Teria ganho certame com preço baixo demais pro mercado, dizem.

Destaque
O governador Waldez foi designado o representante oficial do governo do Brasil no evento deste sábado, na divisa do Brasil com a Guiana Francesa. Ele coordenará uma delegação de 150 autoridades brasileiras que se encontrarão sobre a ponte com os respectivos prepostos do governo francês.

Identidade
Falando à coluna, Waldez confirma que ainda fará gestões para que a ponte seja oficialmente batizada como “Ponte da Amizade Brasil-França”. Essa inauguração oficial deve ficar para o segundo semestre, após as eleições presidenciais francesas. O atual mandatário, Fraçois Holand, não poderá participar agora.

Mercado
Não só autoridades públicas estão em Oiapoque para o evento deste sábado. A Federação do Comércio do Amapá enviou para lá uma comitiva de empresários para prestigiar a festa. Mais que isso, prospectar novos negócios que a ligação terrestre irá certamente possibilitar.