Heraldo Almeida

Pixinguinha e Mambembão de volta à estrada


Iniciativas emblemáticas no cenário cultural brasileiro entre os anos 1970 e 1980, os projetos Pixinguinha e Mambembão, ícones na música e nas artes cênicas, serão relançados ainda neste primeiro semestre. O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) já trabalham com afinco para definir os últimos ajustes e o novo formato dessas duas experiências bem sucedidas que certamente oferecerão grandes oportunidades para jovens talentos nos quatro cantos do país.

Criado em 1977, ano de fundação da Funarte, o projeto Pixinguinha teve inspiração nos espetáculos da série “Seis e Meia”, que vinham lotando o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, com apresentações realizadas sempre às 18h30 e ingressos a preços populares. Grandes artistas que se consagrariam como expoentes da música brasileira se apresentaram em diversas cidades do país naquele período, desde Cartola, Edu Lobo, João Bosco, Nara Leão, Jackson do Pandeiro, Paulinho da Viola e Alceu Valença, até os então iniciantes Djavan, Marina Lima e Zizi Possi.

O Mambembão, por sua vez, também nasceu na década de 1970 e fez um estrondoso sucesso em todo o Brasil até meados dos anos 1980, levando montagens que se destacavam em suas regiões de origem para serem apresentadas no Sudeste, especialmente no eixo Rio-São Paulo. Uma de nossas maiores preocupações para este novo momento é justamente descentralizar as caravanas e incentivar as apresentações não apenas nas capitais e grandes cidades, mas, sobretudo, nos municípios do interior do Brasil.

A ideia é que o projeto Pixinguinha, que promoverá encontros entre grandes nomes e revelações da música brasileira, organize caravanas que passem por ao menos 60 cidades do país. O novo Mambembão deve apresentar, ao todo, 70 espetáculos que farão mais de mil apresentações divididas entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Funarte selecionará as melhores para que peguem a estrada e percorram todo o Brasil. (www.cultura.gov.br)

 

“Sentinela Nortente”
Título do primeiro disco gravado por Amadeu Cavalvante, pertencente ao Movimento Costa Norte.
Projeto criado na década de 1980,por Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Zé Miguel e Val Milhomem.

Edital
A previsão de lançamento do Edital de Arte e Cultura é para o dia 7 de abril, com a presença do Ministro da Cultura, Roberto Freire.
A iniciativa irá abranger os 16 municípios do Amapá, com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões.

De volta
Projetos Pixinguinha e Mambembão, ícones na música e nas artes cênicas (1970 e 1980), serão relançados ainda neste primeiro semestre.
O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes já trabalham para definir os últimos ajustes e o novo formato dessas duas experiências.
Grande oportunidade para jovens talentos nos quatro cantos do país. (www.cultura.gov.br).

É hoje
Neste sábado, 18, tem show da banda Negro de Nós, no bar O Barril, às 22h. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva.
Faz parte da comemoração dos 18 anos da banda e do projeto de gravação do 12º disco. Informações: 98136-3999.

Agenda
Dia 24 de março tem show da premiada cantora amapaense, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti, no bar Vitruviano, às 23h. av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.
Artistas convidados: Oneide Bastos, Brenda Melo e Enrico Di Miceli

Teatro
Peça teatral “Bar Caboclo” vai completar 27 anos de sucesso e vai comemorar com dois espetáculos.
Dias 1 e 2 de abril, no Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Cancelado
O show do cantor e compositor, João Bosco, marcado para acontecer no dia 8 de abril, na Choperia da Lagoa, foi cancelado.
A coordenação do projeto Palco Amapá, recebeu a informação da produção do artista, na quinta (16), alegando problemas de saúde com ele.

“Canal Norte”
Nome da banda amapaense, criada em 2001, em Santana, que está na disputa do Festival de Música EDP Live Band’s (SP), com a música “Laços”, autoria de Jerônimo.
A votação é pela internet, até o dia 23 de março, pelo site: www.edplivebands.edp.com.br.
A banda é composta por Albe Matos (voz); Tonny Prado (teclado); Isaias Moncão (guitarra); Geziel Silva (bateria) e Ivanilson Serrão.
A final acontecerá em Lisboa (Portugal) e o vencedor gravará um disco (CD) pela gravadora Som Livre. Vamos votar.