Heraldo Almeida

1º Concurso Itamaraty de Composição Musical


Inscrições abertas, até 30 de junho, para o I Concurso Itamaraty de Composição Musical. O objetivo da seleção – que presta homenagem aos 50 anos do Palácio do Itamaraty, sede do MRE – é incentivar a produção de nova literatura musical. Uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes e a Academia Brasileira de Música.

Serão premiadas duas obras, uma na categoria “fanfarra”, no valor de R$ 15 mil, e uma na categoria “dobrado”, no valor de R$ 20 mil. As obras vencedoras serão incorporadas ao Banco de Partituras de Música Brasileira da Academia Brasileira de Música e comporão a Coleção Itamaraty de Composição Musical. Podem se candidatar compositores brasileiros, natos ou naturalizados, residentes ou não no Brasil. A obra deve ser inédita, sem adaptações ou arranjos de obras previamente apresentadas, ter duração de 3 a 5 minutos, para categoria fanfarra, e de 4 a 6 minutos para dobrado.

Para participar, os interessados deverão enviar, por correio, para a Academia Brasileira de Música (endereço especificado no edital abaixo), as obras em partitura editorada em computador, impressa em folhas frente e verso, com atenção especial às viradas de página, e encadernada em espiral.

A Comissão Organizadora do concurso é formada por dois representantes da Academia Brasileira de Música e um representante da Funarte, entidade vinculada ao MinC, com a chancela do Ministério das Relações Exteriores. A Comissão Julgadora, por sua vez, será indicada pela Academia Brasileira de Música e composta por cinco membros convidados pela Comissão Organizadora.
Aos integrantes da Comissão Julgadora caberá avaliar as obras de acordo com os seguintes critérios: qualidade musical; dificuldade técnica e viabilidade de execução em até quatro ensaios; e adequação da obra à ocasião. O resultado final será divulgado até 31 de julho nos portais da Funarte e da Academia Brasileira de Música. (www.cultura.gov.br).

 

Mestre
Poeta do samba tucuju, Francisco Lino da Silva, comemorou seus 82 anos de muita vida, ontem (22).
Daqui vai nosso muito em forma de parabéns, por tudo o que ele fez e continua fazendo pela cultura do carnaval do Amapá. Feliz aniversário, mestre.

Inédito
Amapá terá, pela primeira vez, representante no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, em 2017.
O evento está marcado para acontecer na cidade de São Luiz (MA) com data a confirmar.
O grupo campeão do festival da Fejufap, em junho, será o representante amapaense na competição.

Agenda
Na sexta, 24, tem show da premiada cantora amapaense, Patrícia Bastos e Dante Ozzetti, no bar Vitruviano, às 23h. av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.
Artistas convidados: Oneide Bastos, Fabinho Costa, Brenda Melo, Enrico Di Miceli.

Teatro
Peça teatral “Bar Caboclo” vai completar 27 anos de sucesso e vai comemorar com dois espetáculos.
Dias 1 e 2 de abril, no Teatro das Bacabeiras, às 21h. Informações: 99112-5334.

Exposição
Artista plástico, Josaphat, vai realizar a “Exposição Con(s)equência” na galeria de Artes Antônio Munhoz,no Sesc Araxá.
De 7 de abril a 8 de maio, a partir das 19h. Entrada franca.

“Norteia”
Nome do show de Osmar Júnior, Zé Miguel e Ariel Moura, agendado para acontecer no dia 31 de março.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-6016.

Encontro
Programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) e a Galeria de Artes Samaúma, irão realizar o 2º Encontro das Artes.
Na sede da Galeria, no Araxá (Complexo Marlindo Serrano). Ainda este mês, com data a definir.

“São Batuques”
Nome do show que Beto Oscar e Helder Brandão vai realizar, dia 1º de abril, no bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h.
Com participação especial do cantador Eudes Fraga. Informações: 98137-3130.