Ziulana Melo

Social


Mãos que ajudam: No dia 5 de agosto, uma grande ação nacional vai beneficiar milhares de pessoas e centenas de entidades em mais de 180 cidades no Brasil, por meio do Projeto Nacional ‘Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde’, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Aproximadamente 130 mil voluntários realizar doar kits para bebês em maternidades públicas, serviços de pintura, jardinagem, manutenção e pequenas reformas em postos de saúde e hospitais públicos, além de diversas iniciativas.
Macapá não ficará de fora deste dia nacional a serviço da saúde. O projeto será executado com várias parcerias com as quais oferecerá serviços de orientação médica, psicológica, higiene bucal, palestras, assistência social, dança, cadastro único e corte de cabelos, entre outros. Todos os projetos são organizados por coordenadores locais do Programa Mãos que Ajudam, através de parcerias com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, mídia e poder público.

 

Licenças: Idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm o direito de estacionar em vagas especiais para tal.
Para usufruir do local e evitar multas e remoção do veículo, é necessário obter a credencial de estacionamento emitida pela Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac).
Somente no 1º semestre de 2017 foram emitidas 386 licenças de estacionamento para idosos e 67 para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O documento é feito com o nome do idoso ou da pessoa com deficiência e pode ser utilizado em qualquer veículo.

 

IPVA: Será encerrado no próximo dia 15 de agosto o prazo para o pagamento da última cota do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Amapá.
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensifica chamada para a quitação do imposto, que é dividido igualmente entre o estado e o município nos quais está licenciado o veículo.
Os boletos foram enviados pelos correios para as residências dos proprietários dos veículos meses antes das datas de vencimento.

 

Barco Escola. Estão abertas inscrições para 412 vagas em 15 cursos técnicos gratuitos em Laranjal do Jari.
A oportunidade é resultado de parceria entre a prefeitura e o Senai, que vai oferecer os serviços em sua unidade móvel fluvial conhecida como ‘Barco Escola’.
Os interessados devem procurar o barco, que está ancorado no porto próximo à Travessia da Balsa, a partir das 8h, para atendimento mediante senhas que serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 5h. Para concorrer às vagas, é preciso apresentar RG , CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, além de ter idade mínima de 16 anos.

 

Meia Passagem: O recadastramento de meia passagem para o transporte público no estado segue até o dia 15 de agosto. O Setap prevê que cerca de cinco mil estudantes busquem o benefício para usar nos ônibus.
Os interessados na meia passagem devem apresentar a original da declaração escolar ou comprovante de matrícula assinada pela instituição, cópias do RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço residencial. Além dos documentos, o usuário também precisa pagar taxa de R$ 10.

 

Em Destaque. Prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado do diretor presidente do Zoobotânico, Herialdo Monteiro, e do gerente da Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecon), Paulo Amorim, quando recebiam na Fundação Parque Zoobotânico Municipal ‘Arinaldo Gomes Barreto’ o procurador chefe do Ministério Público Federal, Everton Costa, para visita técnica às instalações do parque. Na ocasião, foram observadas as adequações feitas no espaço, em cumprimento ao que estabelece o TAC feito junto ao município, como reforço de grades de segurança, construção de banheiro, revitalização da fachada e guarita da frente do parque.

 

 

 

Close. Em parceria com o Instituto de Poéticas Visuais da Amazônia, o Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá iniciou terça-feira, 1, uma exposição de obras de arte na Fortaleza de São José de Macapá, o ‘Agosto Dourado’ – mês de luta e incentivo ao aleitamento materno. A exposição, retratando a temática do aleitamento materno, é aberta ao público e fica na Fortaleza de São de José até o dia 6. Em seguida, passará por três shoppings da capital, entre 7 e 27 de agosto. No dia 31, a mostra chega ao Hospital da Mulher Mãe Luzia. Vale a pena visitar!

 

 

 

 

Clic. Inicia nesta quinta-feira, 3, no auditório do Bloco de Letras da Unifap, a programação do V Workshop do projeto Atlas Linguístico do Amapá (Alap). Através de mesa redonda, conferências, minicursos e relatos de experiência, o evento reúne acadêmicos, professores, pesquisadores e gestores educacionais para debater temas relacionados às áreas da dialetologia, geografia linguística
e sociolinguística variacionista. O ponto alto do evento será o lançamento do 1º Atlas Linguístico do Amapá, que ocorrerá na sexta-feira, 4, às 9h, durante mesa redonda. A publicação pioneira no estado é resultado de pesquisa realizada em um período de sete anos.

 

Clic. Linda e exuberante Clarice Souza, em recente ensaio fotográfico de seus 15 anos.

 

 

 

 

 

 

Flash. Toda a graça e simpatia da bela aniversariante Vívian Moura. Parabéns e muitas felicidades!