Ponto e Vírgula

Faltosos


Segundo a Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso público da Polícia Civil, 663 candidatos para o cargo de delegado não compareceram ao local de prova, totalizando 15,6% de faltosos, ou, seja, dos 4.250 concorrentes, 3.587 participaram do certame.

Disputa
Segundo a fundação, 16.756 candidatos se inscreveram para as 120 vagas do cargo de agente de polícia, enquanto 3.633 concorreram a 60 vagas para oficial de polícia.

Vacinação
Campanha de multivacinação iniciou nesta segunda em todo o Estado. Estão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Cirurgias
Governo do Estado fez anúncio da realização de cirurgias ortopédicas no Hospital São Camilo. Cirurgias serão feitas aos sábados com fluxo de 6 a 8 pacientes por semana.

Gestores
Sema realiza segunda edição do Encontro de Gestores Ambientais. Na ocasião, serão apresentados os diagnósticos registrados pelos técnicos ambientais dos municípios do Estado.

Traumatismo
Hospital de Santana realizou a primeira cirurgia de traumatismo bucal. Procedimento foi realizado para corrigir mandíbula e maxilar de paciente vítima de acidente de trânsito. Com total sucesso, segundo equipe médica.

Digital
O curso livre do Projeto Cidadão Digital terá nova fase. Quatro turmas, somando 52 participantes, participarão dos cursos de fotografia, revelação digital e edição de vídeo.

Modelo
Prefeito Clécio visitou as obras de construção da Feira Modelo. A obra está sendo executada por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, do Programa Calha Norte, do Governo Federal.

Cargas
Apreensões de carga evitam entrada clandestina de produtos no Amapá. Nas últimas quatro semanas, seis apreensões de grande porte foram feitas por fiscais da Receita e da Fazenda no Distrito Industrial, principal porta de entrada de produtos do Estado.

 

Rapidinhas

Os números são angustiantes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta.

Segundo o Mapa da Violência, entre 2002 e 2012, o total de suicídios passou de 7.726 para 10.321, um aumento de 33,6%, o triplo da taxa de crescimento da população, que ficou em 11,1%. São 5,3 casos para cada 100 mil habitantes.

O índice fica acima do de outras formas de mortes violentas no mesmo período, como homicídios (2,1%) e acidentes de trânsito (24,5%).

O Amapá é um dos estados com maior número de registro de casos de suicídio no país, principalmente, entre jovens. Um alerta para as autoridades sobre o tema.