Ponto e Vírgula

Aftosa


Governo do Amapá lançou, ontem, na fazenda Bela Vista, no distrito industrial de Santana, a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa 2017.

Meta
Segundo o próprio governador Waldez Góes, as ações de combate à aftosa serão coordenadas pela . A meta é ultrapassar o percentual de vacinação alcançado em 2016, quando foram vacinados 95,06%, ou seja, 326 mil animais entre bovinos e bubalinos.

Cobertura
Agora a expectativa da agência é que sejam vacinados 98% do rebanho do Estado, o que representa 334 mil animais. Atualmente o rebanho amapaense é estimado em cerca 341 mil cabeças entre bovinos e bubalinos.

Informação
A campanha de vacinação vai até o dia 15 de novembro. Após vacinar o rebanho, cada produtor necessita informar a Diagro, até o dia 25 de novembro, o quantitativo de animais vacinados.

Tragédia
Pelo menos dez casas foram destruídas por um incêndio na tarde de ontem (15) no bairro Araxá. Suspeita é de que um curto-circuito em um dos imóveis tenha provocado o sinistro.

Socorro
Estado e município disponibilizaram equipes para acolher famílias sinistradas no bairro Araxá, ontem. Possível que elas sejam contempladas em conjuntos habitacionais. Possível.

Subida
Preço do combustível está beirando os R$ 4 reais nas bombas dos postos de Macapá. Já com Petrobras anunciando possível novo aumento.

Fortaleza
Evento discute indicação da Fortaleza de São José como Patrimônio Mundial da Unesco. Reconhecimento mundial do valor histórico do monumento é de extrema importância para sua preservação.

Veterinários
Governo capacita profissionais veterinários para manter sanidade equina no Amapá. Estado não apresenta registro da doença mormo em animais. Curso também serve para prevenção de outras.

Gurupora
Reforma da Ponte do Gurupora deve ser concluída na próxima semana. Ponte foi alvo de vandalismo e incendiada no dia 29 de agosto. Tráfego de veículos pesados será normalizado.

 

Rapidinhas

Dados do o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) revela que a pesar do setor de vestuário ter apresentado a maior queda (-3,55%) nos preços, foi o transporte (-2,83%) e a alimentação (-2,41), serviços essenciais, que fizeram a diferença no bolso do amapaense.

Segundo o IPC o mês de agosto encerrou com custos de produtos e serviços mais baratos em Macapá.

O levantamento de preços em quase 300 estabelecimentos foi feito pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), que divulgou os números nesta semana.

A inflação recuou pelo terceiro mês consecutivo, fechando com variação acumulada de 1,67% no ano.