Heraldo Almeida

Governo do Estado divulga programação do Museu Sacaca na 11ª Primavera dos Museus


Com o objetivo de divulgar, promover e valorizar a memória e a história dos museus brasileiros, acontece no mês de setembro em todo Brasil a 11ª Primavera dos Museus. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) em parceria com os governos estaduais.

No Amapá, a programação que ocorrerá no Museu Sacaca inicia no dia 27 de setembro e encerra no dia 01 de outubro, proporcionando à comunidade a reflexão, a discussão e a troca de experiências sobre o tema: “Museus e suas Memórias”. Serão realizadas atividades nas áreas interna e externa dos referidos locais, entre elas: teatro, exposições, ação educativa, contação de histórias, amostra de dança e oficina de fotografia.

A diretora do Museu Sacaca, Aimê Favacho, destaca que está tudo organizado para receber turistas, estudantes e o público visitante. “Nossa equipe técnica irá fazer a mediação e acompanhamento das visitas e das atividades a serem realizadas durante a Primavera dos Museus. A expectativa é que aumente o número de visitantes neste período”, afirmou Favacho.

A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Em 2016, sua 10ª edição contou com a participação de 753 museus e 2.080 atividades.

Museu Sacaca
O Centro de Pesquisas Museológicas Museu Sacaca é uma instituição cultural e científica localizada na cidade de Macapá. O Museu Sacaca é uma Coordenadoria de Difusão Científica e Tecnológica (CDCT) que atua produzindo conhecimentos, científico e popular, que interagem, unindo os saberes locais de homens e mulheres da região amazônica com as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Visitar o Museu é como fazer uma viagem pela história, cultura e natureza do Amapá. Nos seus 20 mil quadrados de área, o visitante caminha por trilhas que levam a conhecer um pouco do modo de vida e da cultura da sociedade amapaense.

Programação do Museu Sacaca:
27/09
– Abertura e performance teatral: Nas memórias do Regatão.
– Hora: 19h
– Local: Auditório Waldemiro Gomes.
28 e 29/09
-Memórias Vivas-Exposição das comunidades ribeirinhas, parteiras, castanheiras e dos regatões da Amazônia.
-Hora: 9h às 12h e 14h às 17h
-Local: Exposição a céu aberto do Museu Sacaca.
28/09
– Ação educativa: Baú de memórias. Hora: 15h às 16h
– Local: Praça do Sacaca.
29/09
– Contação de História: “Vozes da Floresta”.
– Hora: 15h às 16h. Local: Auditório Waldemiro Gomes.
– Amostra de Danças
– Hora: 18h às 21h. Local: Auditório Waldemiro Gomes.
30/09
– Oficina de Bonecas Abayomi
– Hora: 10h e 15h.
– Local: Bloco Pedagógico.
– Planetário Móvel Maywaka
– Hora: 14h às 17h.
– Local: Auditório Waldemiro Gomes.
30/09 e 01/10
– Oficina de Fotografia
– Hora: 14 às 18h
– Local: Casa da Criação.

 

  • Revitalização

As obras do Museu Joaquim Caetano, paralisadas no ano passado por conta de adequações no projeto, foram retomadas pelo governo do Estado. Localizado na Avenida Mário Cruz, no centro da cidade, o museu guarda parte da história do Amapá.
A obra de revitalização do espaço abrange reparos na parte hidráulica, telhado e pintura. O aditivo de prazo e de serviços, aprovado pelos órgãos de controle, prevê que a empresa responsável retome os trabalhos a partir da pintura. O contrato estará em vigência até novembro de 2017.

 

  • Primavera dos Museus

No período de 18 a 24 de setembro, o amapaense poderá participar da 11ª Primavera dos Museus, uma verdadeira imersão cultural com o propósito de intensificar a relação entre estas instituições e a sociedade. Este ano com o tema “Museus e suas memórias”, inclui atividades como exposições de fotografias, exibição de filmes, contação de histórias, palestras e performances poéticas.

 

  • Suporte

O Governo do Amapá presta auxílio às famílias atingidas pelo incêndio que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 15, no bairro Araxá, Zona Sul de Macapá. Pelo menos onze casas foram atingidas. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado imediatamente e envolveu na ação os quatro quartéis (São Lázaro, Centro, Fazendinha e Laguinho). Os militares agiram rápido e em pouco mais de 1 hora conseguiram controlar o incêndio de grande proporção, utilizando cerca de 50 mil litros de água. As equipes permanecerão no local durante a madrugada para evitar possíveis focos.

 

  • Embaixadores

Catorze candidatos, que ainda estão na disputa por uma vaga de intercâmbio estudantil no Programa Jovens Embaixadores, passaram por mais uma etapa da seleção na tarde desta sexta-feira, 15, – o exame escrito – no qual os alunos precisaram fazer pequenas redações em inglês sobre diversos temas. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá e é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

  • Enem

Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual estão convidados a participar da segunda edição do “Aulão do Enem”. As aulas são oferecidas pelo Governo do Amapá e vão acontecer no Teatro das Bacabeiras, nos dias 19 e 20 de setembro, e 1º e 8 de novembro, das 14h às 18h. A expectativa é receber até 1.200 alunos.

 

  • Projeto Alôzinho

Desde o mês de abril, quando iniciaram as atividades de 2017 do projeto Alôzinho, até o momento, já foram atendidas dez escolas da zona sul de Macapá, com alcance a cerca de 6 mil alunos de 9 a 17 anos. São realizadas palestras educacionais, oficinas, exibição de vídeos, debates e outras ações dentro do ambiente escolar, com o intuito de conscientizar sobre as consequências dos chamados “trotes” – ligações falsas direcionadas ao 190 e 193, atendidas pelo Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).