Heraldo Almeida

Museus brasileiros contam suas memórias


A cultura floresce em 932 instituições pelo País na 11ª Primavera dos Museus, para comemorar o início da estação. Durante toda a semana, o público poderá conferir 2,5 mil atividades da temporada de eventos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).

“O Ibram tem hoje mais de 3,7 mil museus mapeados no Brasil. Cada um carrega consigo histórias, contextos, objetivos e memórias. A Primavera dos Museus em 2017 quer dar visibilidade a esses processos”, esclarece Marcelo Araujo, presidente do Ibram, sobre o tema escolhido para esta edição.

As narrativas da memória e histórias de cada uma das instituições serão apresentadas ao público em diversas dinâmicas. O tema Museus e Suas Memórias inspira os museus do País a fortalecerem seus laços com a comunidade local. Segundo o Ibram, a ideia é ‘olhar para dentro’ e refletir, junto com as populações, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção.

O convite foi bem aceito pelos museus e demais instituições, já que a 11ª edição recebeu o maior número de participantes desde a criação da Primavera dos Museus, em 2007. São 932 instituições em 417 cidades de 25 estados e do Distrito Federal com programação especial até o próximo domingo (24). Na série histórica, entre 2007 e 2016, houve um crescimento de 15% no número de instituições participantes.

Ao abordar a relação do museu com suas memórias, o Ibram também destaca a criação da primeira instituição museal do Brasil, o Museu Nacional/UFRJ no Rio de Janeiro (RJ), que completará 200 anos em 2018. (www.cultura.gov.br).

 

  • Agenda

Sábado, 23, tem o “Show de Primavera” de Nivito Guedes, no Bar Kitanda Café Bistrô (esquina da av: Feliciano Coelho com a rua Jovino Dinoá – Trem), às 22h.
O artista vai apresentar seu novo repertório musical. Informações: 98112-7594.

 

  • Marabaixo

O 2º Festival Cantando Marabaixo está agendado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na sede da escola de samba, Maracatu da Favela (av: Padre Júlio – Sta. Rita).
As inscrições encerram dia 13 de outubro, na Seafro, na rua Gal. Rondon, entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Laguinho. Informações: 99175-9142.

 

  • CD

Nação marabaixeira gravou o 1º disco (CD) de Marabaixo, com composição e participação de vários cantores da velha e nova geração.

 

  • Homenagem

Cantor e compositor, Marcelo Dias, vai homenagear o consagrado cantor Fábio Júnior, em show imperdível.
Dia 13 de outubro no Espaço D’Corte, na esquina da av: 1º de Maio com a rua Jovino Dinoá – Trem. Informações: 98119-9797.

 

  • “Celebrando a Vida”

Nome do show que o cantor e compositor, Zé Miguel, vai realizar para comemorar seus “cinco ponto cinco” (55) de muita vida.
Convidados especiais: Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Val Milhomem, Joãozinho Gomes, Lula Gerônimo, Loren Cavalcante, Nani Rodrigues, Anna Macedo, Hadassa Oliveira, Aron Miranda e Cássio Pontes.
Dia 29 de setembro, no Teatro das Bacabeiras, 22h. Informações: 99118-2900.

 

  • Showzaço

Cantora amapaense, Sheyla Sá, faz show “Aqui é Meu Lugar”, Sexta, 22, no Teatro das Bacabeiras (20h) e sábado (23), no bar “O Barril” (esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 22h).
Convidados: Zé Miguel, Dekko Matos e Deize Pinheiro.

 

  • Pintura

Artista plástico, Gilberto Almeida, está com uma exposição do Projeto Arteamazon, na galeria de artes do Macapá Shoping, até o dia 24 de setembro, das 8h às 22h.
Obras de vários artistas amapaenses estão lá. Visite.