Heraldo Almeida

Brasília recebe exposição do pintor Salvador Dalí


Brasília recebe no espaço Caixa Cultural a exposição Dalí – A Divina Comédia. Ao todo, são 100 xilogravuras do pintor catalão Salvador Dalí, que retratam o inferno, o purgatório e o paraíso da obra A Divina Comédia, do poeta renascentista Dante Alighiere. Com a entrada franca, a exposição fica aberta de terça a domingo das 9h às 21h.

Conhecido pelo trabalho surrealista e considerado um dos maiores pintores do século 20, Salvador Dalí pintou todos os desenhos na década de 50 do século passado a pedido do governo da Itália para comemorar os 700 anos de Dante Aliguiere.

A proposta visual da exposição respeitou a estrutura sequencial dos cantos do poema de Dante. A primeira parte é dedicada ao Inferno, com 34 imagens. O segundo momento corresponde ao Purgatório, e o terceiro ao Paraíso, com 33 quadros cada um.

Segundo Dante, a finalidade da vida humana era buscar o bem e a verdade por intermédio de Deus. Sua obra poética é uma das maiores da literatura universal, transcendendo o contexto histórico-cultural em que foi produzida. Mas esta teria sido escrita na época para reformar moralmente o mundo que o poeta via imerso em situação pecaminosa; para despertar nos homens a consciência da redenção.

O acervo de gravuras é proveniente de uma coleção privada da Espanha e tem por objetivo conduzir o público a uma viagem a partir do enriquecedor diálogo entre a literatura e as artes visuais. Uma viagem que leva o público para os ambientes destes artistas, que conseguem sintetizar e repassar seus pensamentos por meio da arte.
A amostra tem classificação livre para todas as idades e ficará exposta até 4 de março do próximo ano.

  • Prêmio
    Ministério a Cultura divulgou em seu portal www.cultura.gov.br a lista das inscrições classificadas e desclassificadas no Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros.
    Serão premiadas, com R$ 10 mil, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais brasileiras.
  • Marabaixo
    O Movimento Nação Marabaixeira já definiu as datas para a 3ª edição do festival Cantando Marabaixo, em 2018.
    Inscrições de 3 de setembro a 19 de outubro de 2018, seletivas das escolas dia 20 de outubro, eliminatórias dias 3 e 4 de novembro e a final dia 10.
  • Concurso
    Terça, 21, irá acontecer os concursos “A Mais Bela Negra” e “O Mais Belo Negro”, no Centro de Cultura Negra, sede da UNA, às 20h.
    Durante o Encontro dos Tambores, na semana da consciência negra.
  • Tambores
    Programação do Encontro dos Tambores na semana da consciência negra está agendada para acontecer de 20 a 29 de novembro.
    No Centro de Cultura Negra, no Laguinho, a parir das 19h.
  • Estação Lunar
    O projeto que valoriza a música feita em casa, Estação Lunar, que há três anos acontece durante o Macapá Verão, está de volta.
    Dia 30 de novembro e 7 de dezembro no balneário de Fazendinha, às 19h.
  • Jazz
    A 9ª edição do Amapá Jazz Festival está agendada para acontecer nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Local a definir.
    Esse belo projeto é realizado pelo amigo Finéias Nelluty (músico, cantor compositor e produtor). É o maior festival de música instrumental da Amazônia.
  • “Canta Brasil”
    Todo sábado é dia de ouvir a boa música popular brasileira (MPB) no rádio amapaense.
    Das 6 às 8 da noite, na Diário FM 90,9, tem “Canta Brasil”, um programa que toca a música mais cultural do país. Bom de ouvir.