Cleber Barbosa

Sampa


Olha aí parte da delegação do Amapá que foi a São Paulo para a maior feira de turismo da América Latina, a Abav Expo Internacional de Turismo. Na foto, Dina, Drica, Socorro e Rosângela, que são agentes de viagem e integram a diretoria da filiada Abav no Amapá. Uma vitrine e tanto para o turismo do Estado.

Absurdo
Depois dos trilhos, agora rodas dos trens da EFA (Estrada de Ferro do Amapá) são pilhadas da ferrovia. A denúncia foi feita por um ouvinte da Diário FM ontem, após flagrar uma carreta levando os “rodeiros”, roda, eixo, mancal de rolamento e adaptadores.

Providências
As imagens foram enviadas ao LuisMeloEntrevista que as encaminhou ao Ministério Público do Amapá (MP-AP) e à Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), que é responsável pela fiscalização.

Procura
Ouvido pela bancada do programa, o diretor de Transportes da Setrap, Andrey Rêgo, afirmou que todas as denúncias são apuradas, e prometeu acionar órgãos pertinentes para localizar a carga.

Cassada
O procurador-geral do Estado, Narson Galeno, explicou que a concessão da EFA à Mineradora Zamin e, via de conseqüência, à Anglo Ferrous, teve decretada a sua caducidade pelo governo do Amapá.

Empresas
Da MMX à Anglo e dela à Zamin, que está em processo de recuperação judicial. “Estamos a expectativa de que não seja decretada falência, pois seria mais prejudicial ao estado”, diz Nasson Galeno, da PGE.

Turismo
O Amapá, representado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou ontem da 5ª reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fonatur). O evento ocorreu na abertura da feira Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo.

Substituto
O titular da Setur-AP, Vicente Cruz, não participa do Fórum, sendo representado pelo servidor Jeová Pereira, diretor de projetos especiais da Secretaria, mas que apresentou em nome do Estado propostas para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo no meio do mundo e dinamizar negócios para o setor.

Advogado
A ausência do secretário de tuirismo causou estranheza, pois nem mesmo na nota distribuída pelo governo hou menção aos motivos da ausência do gestor. Falando à coluna, entretanto, Vicente Cruz disse também lamentar não poder ir, mas explicou que terá audiência na Justiça Federal.