Heraldo Almeida

O sabor da música tucuju


São muitos os estilos e sabores das composições musicais, produzidas no Amapá, que retratam em seus sons e ritmos o que de mais belo existe nesse estado ao norte do Brasil, que faz fronteira com a Guiana Francesa e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Mas a temática é a mesma, as coisas do Amapá.

A linguagem da musicalidade tucuju, nas letras e melodias, são características verdadeiras de quem vive em um lugar com riquezas regionais espetaculares e verdadeiras, no meio da floresta amazônica e com uma matéria prima abundante e satisfatória.

O sabor das canções que cantam as coisas existentes no Amapá é degustado e aprovado pelos maiores e mais exigentes críticos da música brasileira, que já ouviram a beleza do cancioneiro tucuju. Produtores, músicos, compositores letristas, cantores e diretores brasileiros (de bom gosto), já provaram desse tempero musical regional, de um povo privilegiado que tem o seu lugar destacado em belas canções.

Os rios, povo, costumes, tradição, cultura, floresta e lugares existentes no Amapá são exaltados com sensibilidade por quem olha para cada peculiaridade e vê o que há de mais valor na alma e no coração do povo que mora nesse caldeirão cultural. Cada uma das pessoas é parte fundamental desse belo e natural cenário cultural amazônico.

Temperar as canções amapaenses com boa letra, melodia, ritmo forte, poesia, ouvir os sons das caixas de mar-a-baixo, batucar os tambores de um lugar e de um povo, é privilégio de poucos que conseguem provar do sabor do cancioneiro tucuju. Pra completar o cardápio, uma boa pitada da voz dos cantadores que fazem ecoar pelo mundo o som que o Amapá produz.

 

  • Oficina

O Grupo de Teatro Frêmito está realizando a oficina “O Corpo Estrangeiro e Sua Dança Pessoal”, com o diretor teatral e ator Tomaz de Aquino.
Vai até 5 de abril, às 18h30, no Garden Shopping. Informações: 98107-1972.

 

  • Marabaixo

O Ciclo do Marabaixo 2019 vai começar dia 21 de abril, nos bairros da Favela, Laguinho e na comunidade rural de Campina Grande.
As famílias tradicionais que realizam o calendário se preparam para o festejo.

 

  • Parceria

O Ciclo do Marabaixo terá o patrocínio da Prefeitura de Macapá, através do Improir, e do Governo do Estado, através da Secult.

 

  • Até breve

Cantora Deize Pinheiro vai fazer seu show de um “até breve”, na sexta (5), no Calçadão Lacerda, a partir das 20. A artista vai morar fora do estado.
Mais de 30 artistas já confirmaram participação. Na esquina da rua São José com a rua José Antônio Siqueira – Laguinho. Informações: 98137-3130.

 

  • DVD

Sábado (6) vai acontecer a gravação do DVD e CD da Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo, com mais de 22 artistas cantando os melhores “ladrões” de Marabaixo.
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 20h.

 

  • Prêmios

Domingo (7) será o Festival de Prêmios da quadrilha junina Simpatia da Juventude, na sede de Boêmios do Laguinho, a partir das 12h.
Na av: Gal. Osório entre as ruas Eliezer Levy e Gal. Rondon – Laguinho.

 

  • Exposição

Dia 5 de abril o Museu Sacaca vai comemorar 17 anos da Exposição Museu a Céu Aberto e uma vasta programação foi organizada pra festejar a data.
Dança, produção de açaí, show artístico, artesanato indígena, oficinas, contação de história, passeio no regatão, etc…das 9h às 17h (av: Feliciano Coelho – Trem). Programação completa no www.museusacaca.ap.gov.br.