Heraldo Almeida

Conheça a viola caipira


Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.

Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de luz, viola serena, viola brasileira, entre outras.

A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural. É comum a utilização da afinação Paraguaçu pelos repentistas nordestinos, apesar de também ser encontrada na região do Vale do Paraíba.

A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.

Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada.

 

  • “Festa dos Povos”

É o nome de mais um projeto que vai acontecer no Museu Sacaca (av: Feliciano Coelho – Trem), dia 9 de agosto, a partir das 8h, com a entrega de três casas indígenas e inauguração da Samaúma das Palavras e Espaço Multimídia.
Outras atrações artístico-culturais estão confirmadas. Essa programação faz parte da campanha, “Vem Pro Museu, Valorize Que é Nosso”.

 

  • Bregaço

Dia 26 (sexta) tem o show Bregaço com o cantor compositor amapaense, Jomassan, cantando seus maiores sucessos, na Casa Dona Antônia, a partir das 20h. E ainda tem Batan como convidado especial.
Na av: General Gurjão, entre as ruas São José e Cândido Mendes – Centro. Informações: 98137-3130 e 99200-3533.

 

  • Valorização

A programação do Macapá Verão 2019 está contemplando e valorizando várias artes, com participação maciça da população, que atendeu o chamado da prefeitura de Macapá. Parabéns à coordenação.

 

  • Bolsa Funarte

Inscrições abertas, até 1º de agosto, para o edital Bolsa Funarte de Residências Artísticas nas Estações Cidadania – Cultura 2019.
Por processo seletivo a Fundação Nacional de Artes, concede bolsas para todas as regiões do Brasil. (www.cultura.gov.br).

 

  • Querido

Professor e violonista Nonato Leal, recebeu, nesta terça (23), carinho de artistas de diversos segmentos, autoridades e amigos de vários lugares, pela passagem de seus 92 anos de vida.
Isso demonstra o grande carinho que todos têm por esse artista fenomenal. Parabéns.

 

  • “Julho das Negras”

Nome da programação que a Casa de Cultura Sankofa está realizando nesse mês de julho, com variados eventos.
Nesta quarta (24) tem o III Encontro da Feira de Artedas Pretas, com oficina de bonecas Abayomi, Roda de Conversa e show musical. Tudo isso a partir das 16h.
Na Rua Beira Rio, 1488, bairro Santa Inês.

 

  • Conselheiro

Músico, cantor e compositor, Cléverson Baía, é o novo presidente do Conselho de Política Cultural do Amapá.
O artista é qualificado para exercer a função. Parabéns e boa sorte.