Política

Prefeitura de Macapá promete segurança e transparência nas eleições para conselheiros tutelares

Pleito será neste domingo, 6, das 8h às 17h.


Douglas Lima
Da Redação

Cento e cinco candidatos disputarão neste domingo, 6, as dez vagas disponíveis em Macapá para conselheiros tutelares, sendo cinco para a zona norte e outros cinco para a zona sul. Os portões dos locais de votação serão abertos às 8h, e fechados às 17h.

Na manhã deste sábado, 5, o programa ‘Togas e Becas’ (Diário FM 90,9) recebeu, para tratar das Eleições Unificadas para Conselheiros Tutelares, a secretária municipal de assistência social e trabalho, Mônica Dias; o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-AP, Emanuel Dante; e a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Marinei Giust.


O advogado Emanuel Dante esclareceu que neste ano, pela primeira vez, as eleições para conselheiros tutelares ocorrem simultaneamente nos 5.570 municípios brasileiros, sob a responsabilidade de cada prefeitura, daí as disputas terem recebido o nome oficial de Eleições Unificadas.


Mônica Dias, a secretária municipal de assistência social e trabalho, garantiu que tudo está preparado para o pleito na capital, depois de um trabalho criterioso para que o certame entre postulantes aos conselhos tutelares locais transcorra de forma segura e transparente, e dentro da legalidade.


A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Marinei Giust, pontuou que a importância do Conselho Tutelar é medida pela sua função de acolher e assegurar os direitos dos menores de idade, junto a famílias, comunidades, Ministério Público e à Justiça.


Mônica informou que a Prefeitura Municipal de Macapá, para a realização das eleições de amanhã, recebe apoio do TRE-AP, que cedeu urnas eletrônicas e treinou os trezentos mesários que atuarão no pleito, e orientou os candidatos quanto às condutas que devem ter. Outra instituição parceira é o Ministério Público do Amapá, além da OAB. A Guarda Municipal e a Polícia Militar também darão suporte nas eleições.

Emanuel Dante forneceu números telefônicos, através dos quais poderão ser feitas denúncias de irregularidades que porventura venham a ocorrer no decorrer das eleições para conselheiros tutelares, com ligação grátis: (96) 98114-3434 e (96) 98802-9165.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade