Cidades

Iniciada Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Em Macapá, cada posto de vacinação atenderá somente 90 idosos por turno. Essa medida visa não ultrapassar o limite máximo de 100 pessoas em um mesmo espaço, como recomenda o Decreto Estadual de nº 1414.


Railana Pantoja

Da Redação

 

A Prefeitura de Macapá inicia nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.  O Ministério da Saúde adiantou em 2020 o começo da Campanha para proteger contra a gripe, e não contra o COVID-19 (Coronavírus). Nesse momento, a prioridade é a vacinação de idosos acima de 60 anos.

“Para evitar aglomerações, levamos a vacinação para um lugar amplo, de bastante ventilação e aberto, e para isso teremos vários parceiros. Nesse momento, teremos apoio das escolas municipais e algumas estaduais. Essas escolas funcionarão até às 18h, com pausa somente pra almoço e troca de equipe. Cada escola atenderá somente 90 idosos por turno, para não atingir o limite de 100 pessoas, como estipulado no Decreto”, falou Jorsette Cantuária, coordenadora de imunização de Macapá.

A vacinação só começa 9h, portanto, não é necessário que o idoso madrugue nas filas. “Não precisa amanhecer na frente da escola, colocamos esse horário justamente pra dar tempo desse idoso se locomover, pois sabemos que muitos têm problema com isso. A gente ressalta que as equipes do Programa Saúde da Família, que sempre fizeram a vacinação dos idosos nas casas, em suas devidas áreas de cobertura, também continuarão fazendo esse procedimento, de acordo com a necessidade que a gente for vendo durante a semana”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de saúde Silvana Vedovelli, Macapá recebeu apenas vacinas para idosos, portanto, somente esse público será imunizado inicialmente. “Estamos aguardando as outras remessas de vacina que serão enviadas pelo Ministério da Saúde. O calendário de vacinação de crianças vai acontecer também, mas nesse momento a prioridade é o idoso. Assim que tivermos as outras doses, divulgaremos”, disse.

 

O calendário de vacinação não segue ordem alfabética, como chegou a circular nas redes sociais. Veja os locais de vacinação de acordo com a UBS de referência:

UBS Álvaro Corrêa: E.M.E.F.  Josafá Aires da Costa

UBS Infraero II: E.M.E.F.  Vera Lúcia Pinon

UBS Marcelo Cândia: E.M.E.F.  Jardim Felicidade

UBS Novo Horizonte: E.M.E.F.   Raimunda Virgolino

UBS Pacoval: E.M.E.F.  Eunice das Chagas

UBS Perpétuo Socorro: E.M.E.F.  Maestro Miguel

UBS Raimundo Hozanan: E.M.E.F.  Paraíso das Acácias

UBS Congós: E.M.E.F.  Ana Luiza Moraes

UBS Lélio Silva: E.M.E.F.  Roraima

UBS Pedrinhas: E.M.E.F.  Wilson Malcher

UBS Leozildo Fontoura: E.M.E.F.  Maria Bernadete

UBS Cidade Nova: E.M.E.F.   Ana Cristina Ramos

UBS São Pedro: E.M.E.F.   Amapá

UBS Rubim Aronovitch: Antônio Barbosa

UBS Rosa Moita: E.M.E.F.   Aracy Nascimento

UBS Coração: E.M.E.F.  Goiás

UBS Marabaixo: E.M.E.F.  Raimunda Guedes

Policlínica Unifap: E.M.E.F.   Neusona

UBS Pedro Barros: E.M.E.F.  Caetano Dias Tomaz

UBS Brasil Novo: Unidade de Polícia Comunitária Brasil Novo


Deixe seu comentário


Publicidade