COMERTEC lança curso em parceria com o Google Meets para profissionais e estudantes de jornalismo
Claudia Arantes, líder do Grupo Comertec, diz que estão abertas as inscrições para 200 vagas no seminário que acontece nos dias 27, 28 e 29 de abril

Cleber Barbosa e Anita Flexa
Da Redação
O Grupo COMERTEC (Comunicação, Mercado e Tecnologia), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), liderado pela professora doutra, Claudia Maria Assis, em parceria com o Google News Lab, em entrevista nesta quarta-feira (22) ao programa Café com Notícia (90,9 FM) convidou profissionais e estudantes de jornalismo para participarem do curso “Fundamentos de Pesquisa Avançada”.
A iniciativa é uma parceria com o Google News Lab através da plataforma Google Meets, cujo principal objetivo é trazer novas ferramentas para ajudar jornalistas a desenvolverem, identificarem e produzirem assuntos de interesse através de ferramentas digitais de acordo com a audiência, além de realizar verificação de imagens geradas pelos usuários, entre outro utensílios que podem ser utilizados para o combate à desinformação.
Segundo Cláudia Assis, essas novas tecnologias também auxiliam na elaboração de pautas, na checagem de imagens, como levam os profissionais comunicólogos a entender a funcionalidade de aplicabilidade de ferramentas como o Google Maps, como outras que até não são do Google, mas que ele até chancela para auxiliar o trabalho de jornalistas profissionais estudantes de jornalismo.
As tratativas tiveram início da pandemia pelo novo Coronavírus, no começo deste ano, entre a coordenação do Comertec e a representação do Google Brasil. “Como ninguém podia sair de casa, a ideia era buscar alguns cursos para fazer à distância, e entrei em contato para saber se havia algum curso disponível por conta da pandemia. Então eles apresentaram o as ferramentas do Google News Lab, que é uma plataforma de checagem mesmo, de entendimento de ferramentas para a área do jornalismo”, recorda a professora.
Ela também explica que além de ser útil para os profissionais do jornalismo, essas ferramentas também estão acessíveis para qualquer pessoa, sendo inclusive recomendável sua utilização, exatamente por auxiliares na questão das Fake News, ajudando a identificar o que é desinformação, como não desinformar as pessoas, portanto um conteúdo bastante interessante e ao mesmo tempo atualizado.
O curso, que é do próprio Google Brasil, permite que se tenha um contato online com os conteúdos, e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de abril às 15 horas. “Para se ter acesso ao seminário basta preencher o formulário que está disponível no site https://www.comertec.org/que está ofertando 200 vagas, portanto são vagas limitadas que a gente está convidando jornalistas do Amapá e estudantes também, não só da Unifap, como também os profissionais que já atuam na área e podem também se interessar pelo curso”, disse ela.
Claudia Arantes falou também ser obrigatório acessar o canal do Comertec no Telegram, pois nos três dias do curso o link se acesso será repassado por esta plataforma, pois mesmo inscrito, o participante não terá acesso sem ela. Também estarão sendo ofertadas outras capacitações em parceria com o Google, cujo calendário e programação estão disponíveis no site do colegiado Comertec.
Deixe seu comentário
Publicidade
