Política

Secretário de Saúde diz que vazamento de água no teto do HE pode ter sido sabotagem

João Bittencourt diz que técnicos do estado atribuem problema a uma sabotagem e que um “tampão” foi retirado, motivando registro de B.O na Polícia Civil.


Cleber Barbosa – Da Redação

 

O secretário estadual de Saúde do Amapá, João Bittencourt, falou no rádio nesta segunda-feira (27) sobre o vazamento da água da chuva pelo teto do Hospital de Emergências de Macapá, registrado no final de semana, e que atingiu duas enfermarias. Ele disse ter tomado conhecimento do problema, mas minimizou dizendo ter sido uma falha pontual, em circunstâncias ainda não esclarecidas, mas que já foi resolvido o problema.

Entrevistado pelo programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), ele explicou que pode ter ocorrido sabotagem, e que até mesmo um boletim de ocorrência seria registrado na delegacia. “Nós acordamos no domingo com esse vídeo já circulando nas redes, então acionamos uma empresa de reparos imediatamente que apresentou um diagnóstico inicial de que precisávamos refazer todo o telhado, mas eu e o governador, não satisfeitos, buscamos o secretário de Obras, Alcir Matos, que foi ao local conosco e subiu no telhado junto com outros técnicos e identificou um material plástico com uma estrutura metálica em cima bem no local de saída de água”, relatou.

A conclusão da equipe da Secretaria de Estado da Infraestrurua (Seinf), segundo Bittencourt, foi de que alguém [de forma proposital] colocou aquela estrutura ali e ainda utilizou a estrutura metálica para fazer peso de modo que o tampão não saísse.

João Bittencourt disse que a água, não tendo por onde sair, vazou para o interior de duas enfermarias e aconteceu aquela situação explorada através dos vídeos nas redes sociais. “Quando tiramos esse tampão a água vazou naturalmente pelo sistema de drenagem que é todo canalizado e a situação foi resolvida, secamos o forro, secamos as enfermarias e o problema foi solucionado”, reforça.

Ele explicou que por ocasião da grande quantidade de água, os técnicos de enfermagem fizeram a transferência dos pacientes para outra ala próxima, numa operação que contou com o apoio de agentes da Defesa Civil do Estado, que também ajudaram na secagem do espaço, ajudados pelo bom tempo de sol que fez em Macapá no domingo, tanto que a enfermaria afetada já deve voltar a ser utilizada.

 

Providências
Mesmo com a aparente solução, o secretário de Saúde disse ser importante buscar os devidos esclarecimentos legais e a responsabilização dos culpados. Foi feito um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, pois os técnicos do governo não vêm outra explicação para tal fato, pois o tampão foi tão bem fixado que nem a forte pressão da água conseguiu removê-lo.


Deixe seu comentário


Publicidade