Política

Cristina Almeida participa de debate sobre as questões ligadas à Negritude e de combate ao racismo

A parlamentar amapaense propôs a educação inclusiva e uma maior participação de negros e índios na política


Célio Alício
Da Redação

 

A Deputada Cristina Almeida (PSB-AP), presidente da Frente Parlamentar da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), participou a convite do deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) de uma reunião de trabalho através de videoconferência realizada pela Câmara Federal na sexta-feira (5) e que foi transmitida pelo Facebook da CDHM.

 

A pauta do encontro girou em torno do debate acerca de temas ligados à questão da Negritude no Brasil, considerando a conjuntura política e sociocultural do Brasil e no resto do mundo, num momento de tensão em que explodem episódios de racismo.

 

Os tópicos colocados em debate foram: medidas para o enfrentamento ao racismo; o genocídio da juventude negra; e, o caso do Presidente da Fundação Cultural Palmares. Cada participante fez o uso da palavra por quatro minutos para poder expor sua linha de pensamento.

 

Diversos parlamentares, lideranças e ativistas do movimento negro no Brasil participaram da reunião e deram suas contribuições para que os episódios degradantes e vergonhosos de racismo, violência e intolerância contra negros e negras sejam extirpados da sociedade brasileira e de todo o mundo.

 

Juntamente com o deputado David Miranda (Psol-RJ), Cristina defendeu o uso da educação como ferramenta fundamental para o combate ao racismo e ao propor uma maior participação dos negros nos espaços de poder, a parlamentar amapaense, defendeu a implementação do PL 160/2013 de autoria do senador João Capiberibe que segundo ela, “destina 5% dos recursos do fundo partidário para a participação dos afrodescendentes e indígenas na política. É preciso que as leis que as leis que a  propõem a participação efetiva desses segmentos, sejam de fato implementadas e cumpridas em todos os estados”, concluiu ela.


Deixe seu comentário


Publicidade