Política

Segurança pública ganha reforço com novas viaturas e equipamentos no Amapá

Foram entregues ambulâncias, armamento e equipamentos de informática para todos os órgãos que compõem a segurança pública do Amapá.


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

 

O governo estadual entregou na manhã desta quinta-feira (24) novos veículos e equipamentos para aparelhar a segurança pública amapaense. A aquisição do material foi feita através de emenda de bancada, convênios federais e contrapartidas do Estado, além de doações do Governo Federal por serviços prestados por militares do Amapá junto ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.


Ao todo, foram investidos cerca de R$ 7 milhões nas ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), veículos para as polícias Civil e Militar, além da compra de armamento e equipamentos de informática que serão distribuídos, também, para a Politec, Grupo Tático Aéreo (GTA), Ciodes e Coordenadoria de Investigação da Sejusp.


“Estamos dando continuidade à primeira entrega que fizemos ao lado da Fortaleza de São José, em janeiro deste ano, onde 100 viaturas foram destinadas para às forças de segurança. Hoje estamos contemplando com maior intensidade o Corpo de Bombeiros, com viaturas mais especializadas. Importante ressaltar que isso vai também para o interior do estado e que adquirimos mais de mil equipamentos de informática. Vamos mostrar também todo o aparato que está sendo adquirido para equipar nossas obras. Elas serão entregues devidamente preparadas para dar qualidade de serviço ao profissional da segurança, e, como retorno, isso seja levado como melhoria no atendimento à população”, anunciou o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, coronel PM Carlos Souza.


Nesta etapa, o Corpo de Bombeiros é o maior beneficiado com ambulâncias. São 13 veículos no total. Os municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque recebem 1 viatura, cada. Já os municípios de Porto Grande e Vitória do Jari, que não tinham ambulância, recebem uma unidade, também. A capital, que tem o maior número de chamadas para atendimentos, recebe 8 ambulâncias.


“Hoje nós temos mais de R$ 170 milhões sendo investidos em obras, equipamentos, sistemas de comunicação, parque tecnológico, viaturas, armamento, equipamentos de proteção individual. Enfim, são muitas áreas. Há uma integração muito forte, primeiro entre os nossos agentes da segurança pública; segundo porque nós temos comunicação direta com órgãos federais e municipais, e isso traz resultado. Quanto mais investimento, mais resposta das nossas corporações. É uma união de esforços, somando recursos”, avaliou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Obras
O Governo do Amapá executa 17 obras em Macapá e Santana também com recursos da bancada federal, liderada pelo senador Davi Alcolumbre. Duas obras estão em fase inicial, sendo elas a nova penitenciária, com capacidade de comportar 200 detentos, e também a sede do Grupo Tático Aéreo (GTA). Outros 15 complexos de segurança estão na fase final, dentre eles os que ficam no Conjunto Macapaba, zona norte de Macapá.


Deixe seu comentário


Publicidade